Minas Gerais
Governo de Minas publica edital com mais de 19 mil vagas para a rede estadual de ensino
O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (31/5), no Diário Oficial Minas Gerais, o edital para o concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), com a oferta de 19.878 vagas para as carreiras da Educação. O concurso público, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é um dos maiores de Minas Gerais e do país em número de vagas e irá contemplar as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Unidade Central e unidades escolares.
As inscrições começam em 31/7 e vão até o 29/8 deste ano, por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Serão selecionados profissionais para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) do quadro de pessoal da SEE-MG.
O concurso marca o compromisso da atual gestão com a Educação, que vem realizando avanços importantes para a valorização dos servidores da rede estadual de ensino. Desde 2019, o Governo de Minas já realizou 15 mil nomeações de servidores aprovados em concurso público da Educação. Está prevista ainda a nomeação de aproximadamente 4 mil candidatos excedentes, referente ao saldo de aprovados em concurso público da Educação, do Edital SEE nº 07/2017, até setembro deste ano.
Etapas da seleção
O certame será dividido em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. A prova objetiva vai contar com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-matemático, Legislação Educacional, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos. Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.
A segunda etapa será de redação, com caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Já a terceira etapa será a avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos pertencentes às carreiras de nível superior.
O edital do concurso está disponível nos endereços eletrônicos da FGV, da Seplag-MG e da SEE-MG. Os candidatos devem acompanhar o cronograma no site da organizadora.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.