Minas Gerais
Governo de Minas realiza evento virtual sobre as exportações do agronegócio
Apresentar às startups e empresas agroindustriais as oportunidades de negócios, mercados, tecnologias, ideias e inovações no segmento de exportações do agronegócio mineiro. Com esse o objetivo o Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), realiza o Hub Day Exportação do Agronegócio, nesta quinta-feira (1/12), a partir das 10h.
Realizado no formato virtual, com transmissão pelo Youtube da Secretaria de Agricultura, o evento é direcionado às agritechs, startups e empresas do agronegócio que atuam ou têm interesse no segmento das exportações agropecuárias, além de estudantes e profissionais atuantes no setor. Quem fizer a inscrição por meio deste link receberá um certificado de participação.
O evento faz parte do Hub MG Agro do Governo de Minas, que fomenta o ecossistema de inovação do estado. Além da oportunidade para apresentação de soluções a desafios encontrados pelo segmento exportador, no encontro on-line, também serão apresentados cases de sucesso de agregação de valor e diminuição dos entraves à exportação de produtos do agronegócio.
Na avaliação do secretário de Agricultura, Thales Fernandes, a tecnologia e a inovação vêm se transformando em grandes aliadas do produtor rural, das agroindústrias e das empresas conectadas ao agronegócio. “Técnicas agropecuárias cada vez mais eficientes e sustentáveis, maquinário moderno, tecnologia da informação e soluções tecnológicas se juntam para deixar o setor agropecuário cada vez mais produtivo e competitivo. Nossa expectativa é de que este evento proporcione e fortaleça novas ideias e soluções para que os produtos do agro mineiro alcancem cada vez mais novos mercados, gerando renda, emprego e receita para Minas Gerais”.
“O Hub Day é uma oportunidade para o vasto número de players do agronegócio de Minas Gerais, no que tange à promoção da diversificação da pauta exportadora e de parceiros comerciais com agregação de valor. Estimula o ecossistema de inovação para exportações, o empreendedorismo, a competitividade, além, é claro, de propiciar a geração de novos negócios. É uma importante parceria da Secretaria de Agricultura com a Secretaria de Desenvolvimento, que busca ampliar, ainda mais, a geração de emprego e renda para Minas Gerais”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
O diretor técnico e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Christiano Nascif, parabenizou e reafirmou o apoio da instituição à iniciativa do Governo de Minas. “O Sistema Faemg entende que participar do mercado internacional é um compromisso e está no DNA do Brasil, que é alimentar o mundo. A segurança alimentar do mundo passa pelo Brasil”, disse.
Exportações
O agronegócio é estratégico na pauta exportadora de Minas Gerais. O café, por exemplo, é o carro-chefe das exportações do agro e perde apenas para o minério de ferro.
No período de janeiro a outubro deste ano, a receita com os embarques de produtos agropecuários alcançou US$ 12,9 bilhões, com crescimento de 49,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor é o maior já registrado desde 1997, quando se iniciou a série histórica.
O volume embarcado, no acumulado até outubro, foi de 11,8 milhões de toneladas, com aumento 9,1% em relação ao ano anterior. Os produtos mineiros foram enviados para 172 países, liderados pela China, pelos Estados Unidos e pela Alemanha.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.