Minas Gerais
Governo de Minas realiza operação de fiscalização preventiva para orientar e sensibilizar população na Semana do Meio Ambiente
O Governo de Minas lançou nesta quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Operação Curupira, por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Durante a semana, estão sendo realizadas ações especiais de fiscalização ambiental preventivas em todo o estado.
O objetivo é promover a conscientização, a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, reprimindo a prática de crimes e infrações ambientais em todo o estado de Minas Gerais. O lançamento oficial da operação aconteceu no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte.
Estão sendo empenhados 900 policiais militares e fiscais ambientais da Semad nas ações que têm como foco o combate ao desmatamento, aos incêndios florestais, intervenções em áreas de preservação permanente e diversas situações que possam ocasionar degradação ambiental.

Durante as fiscalizações, os agentes contarão com o uso de drones, de sistemas de monitoramento remoto, ferramentas de tecnologia, além da montagem de estandes para realização de palestras, blitze educativas e atendimento de denúncias ambientais.
Para o secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, a Operação Curupira é um ato simbólico no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Acreditamos que somente a partir dessas ações podemos trazer a sociedade mais para perto para que possamos ter mais efetividade na proteção do meio ambiente”, frisa.
A operação pretende informar, instruir e sensibilizar a população sobre a importância de se conservar e preservar o meio ambiente. Os cidadãos receberão, por meio de palestras, workshops e Dia de Campo, instruções sobre os aspectos legais, o uso ambientalmente correto dos recursos naturais e as práticas ilegais que podem contribuir para a extinção e a degradação de espécies.
As ações de fiscalização da Semana do Meio Ambiente começaram no último domingo (2/6) e vão até sábado (8/6), com diversas atividades promovidas pelas regionais de fiscalização em todo o estado.
As medidas fazem parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) e visam informar e sensibilizar os diversos setores sobre como evitar o desrespeito às normas e os danos ao meio ambiente, além de engajar a sociedade em geral na preservação da biodiversidade.
O subcomandante do Batalhão da PM de Meio Ambiente, Major Leonardo Lacerda Faria, explica que as ações de fiscalização realizadas nesta semana têm cunho especialmente educativo, mas também com atuação repressiva. “Atuaremos em qualquer tipo de ação ou crime ambiental relacionado à fauna e à flora como, por exemplo, pesca e extrações irregulares, incêndios florestais criminosos, desmatamento sem autorização, dentre outros.
“Utilizaremos de todos os recursos disponíveis como o uso de drones, monitoramento remoto e nosso serviço de inteligência para detecção de crimes relacionados ao meio ambiente”, alerta.
Fortalecimento da Fiscalização
O fortalecimento da fiscalização ambiental é uma das grandes prioridades do Governo de Minas. Em 2023, foram realizadas mais de 52 mil ações de fiscalização, um aumento de cerca de 20% em relação a 2022.
Dentre os investimentos realizados para reforçar essa área, destacam-se a aquisição de drones, a renovação da frota de veículos, a implementação do uso da plataforma Brasil Mais – que reduziu o tempo de monitoramento e detecção de desmatamento –, além da instalação das salas de Inteligência e de Situação de Combate ao Desmatamento, inauguradas na segunda-feira (3/6), na abertura da Semana do Meio Ambiente.
Veja alguns exemplos de ações em andamento nesta Semana do Meio Ambiente, em cada Unidade Regional de Fiscalização:
Central Metropolitana: Operação Paraopeba Vivo – Fiscalizações preventivas em lojas de pesca, mercados e comunidades no município de Brumadinho – 3 a 7/6 e Palestras para alunos do Ensino Fundamental sobre Rio Paraopeba: “Preservar para Recuperar”, em Betim – 6 e 7/6;
Jequitinhonha: Conhecendo o Patrimônio Espeleológico e Arqueológico – Palestras para alunos do Ensino Médio em Diamantina – 6 e 7/6;
Leste Mineiro: Blitz Educativa Fauna Silvestre para motoristas em Governador Valadares – 4 a 6/6;
Noroeste: Blitz Educativa Faunas doméstica e silvestre para motoristas e pedestres em Unaí – 3/6;
Norte de Minas: Blitz Educativa de combate aos Incêndios Florestais para motoristas em Montes Claros – 1/6;
Sul de Minas: Distribuição de material informativo na Expocafé para produtores rurais em Três Pontas – 5/6;
Triângulo Mineiro: Blitz Educativa para motoristas e pedestres em Uberlândia – 3 a 6/6;
Zona da Mata: Educação ambiental sobre a Coleta Seletiva para alunos da Educação Infantil em Ubá – 5/6.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



