Minas Gerais
Governo de Minas vende ações da IAS nesta segunda-feira por R$ 10,7 milhões

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o acionista controlador da Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS) formalizaram a compra das ações da empresa (15%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada nesta segunda-feira (6/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.

A Codemge acionou uma prerrogativa prevista em contrato para vender a participação ao sócio majoritário. A participação da Codemge foi adquirida por R$ 10,7 milhões. Além das ações, também foi vendido um equipamento para fabricação de ferramentas. Em 2022, a Companhia realizou duas consultas para receber a manifestação do interesse do mercado na alienação das ações da IAS. As consultas restaram desertas.
O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, avalia a saída do Estado na participação como estratégica, embora saliente a importância da indústria aeroespacial para a economia mineira e da IAS para o segmento. “Nosso foco é aplicar os recursos públicos da melhor forma, em políticas prioritárias. Não pode ser papel do governo participar, com pouco poder de decisão e com altos riscos de operação, em empreendimentos que serão melhor gerenciados pela iniciativa privada”, afirma.
A alienação das ações da IAS faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da Companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avalia como efetivamente estratégico o resultado das negociações. “A ação evidencia o foco do Governo de Minas em garantir a desestatização de aparatos que, de forma privatizada, poderão ofertar uma melhora no serviço destinado à população. Contribui, ainda, para que o Governo foque em políticas de interesse coletivo, como segurança, educação e saúde”, ressalta.
TCE
O procedimento foi autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conforme julgamento de agravo emitido em dezembro de 2022. O documento permite a venda de alguns ativos da carteira da Companhia, dentre eles a IAS e a Helibras, cuja alienação foi finalizada em janeiro deste ano.
IAS
Localizada em São José da Lapa/MG, a IAS é especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar, com certificado de Empresa Estratégica de Defesa outorgado pelo Ministério da Defesa brasileiro. Além de corpo técnico capacitado para o desenvolvimento interno de ferramentas, equipamentos e softwares, a IAS possui parcerias com a Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Honeywell.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem