Minas Gerais
Governo do Estado e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais lançam o Carnaval da Liberdade e Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas
Foi lançado nesta quinta-feira (25/1), no Palácio da Liberdade, o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG). O objetivo é promover a diversidade do Carnaval mineiro e, em especial, nos municípios que se destacam por reunir blocos caricatos, escolas de samba, bandas, além de oferecer atividades para toda a família e passeios em sítios históricos, cachoeiras, trilhas e lagos.
Durante o evento, houve a apresentação do bloco Catas Reggae, de Catas Alta, e do Zé Pereira dos Lacaios, reconhecida como a agremiação mais antiga do Brasil, sendo fundada em 1867.
O lançamento se soma às ações de promoção do Carnaval 2024, como a divulgação do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade no portal Minas Gerais e em campanha nacional, abrangendo oito capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.
“Nessa campanha, nós colocamos uma frase muito interessante: ‘em Minas Gerais, o Carnaval é na rua e as nossas ruas são históricas’”, frisou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que, ressaltou, também a importância do fomento ao Carnaval de forma descentralizada em Minas Gerais.“Neste ano, estamos fazendo um reequilíbrio das contas com os municípios do interior, seja no aporte de recursos, seja na promoção do Carnaval e de modo especial das cidades históricas”, completou Oliveira.
Em 2024, cerca de 450 municípios mineiros vão oferecer programação com opções tanto para o público que gosta da folia (Carnaval da Liberdade) quanto aquele que procura sossego no feriado (Carnaval da Tranquilidade). O prefeito de Ouro Preto e presidente da ACHMG, Angelo Oswaldo, destacou que o Carnaval das cidades históricas é inclusivo e vibrante.
“Todo mundo pensa que cidades históricas só tem Semana Santa, mas, na verdade, nós temos um belíssimo Carnaval, um Carnaval tradicional, das cidades mineiras, do interior, da família, da casa da avó, das brincadeiras de rua, da improvisação dos blocos, aquele Carnaval gostoso, descontraído”, detalhou Oswaldo.
São 32 municípios que integram a ACHMG, dentre eles Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Tiradentes, Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, São João del-Rei, Santa Luzia, Brumadinho, Januária, Catas Altas e Conceição do Mato Dentro. Cada cidade terá uma programação própria que será atualizada no portal Minas Gerais.
Dentre esses municípios, três deles abrigam Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco. São eles, Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, onde está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, concebido pelos artistas Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde e uma das obras-primas do barroco mundial.
Ouro Preto, que possui um dos carnavais mais tradicionais do interior, tem a expectativa de atrair cerca de 25 mil pessoas, e terá desfiles de aproximadamente 50 blocos carnavalescos, como o Vermelho e Branco, a Bandalheira e o Zé Pereira dos Lacaios. Além disso, shows e escolas de samba da cidade movimentam a festa na cidade.
Em Diamantina, a 290 quilômetros de Belo Horizonte, a programação vai abranger tanto o público do Carnaval da Liberdade quanto do Carnaval da Tranquilidade. “Nós temos inovado no Carnaval, fizemos um resgate histórico dos blocos, e teremos apresentação de mais de 50 blocos este ano. Teremos também uma apresentação numa arena com shows para que a juventude possa se confraternizar, mas temos uma prioridade de atender a família com essa tranquilidade para que as pessoas possam ir se divertir, os pais com os filhos, os avós com os netos, de uma forma bem tranquila”, comentou o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno.
Santa Bárbara também prepara uma festa com bandas de diversos estilos, do samba ao pagode. Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, terá como tema o clássico de Gal Costa “Balancê”, realizando um tributo à cantora e receberá apresentações de blocos de Belo Horizonte, como o Então Brilha e o Me beija que sou pagodeiro, entre outras atrações. Em Itapecerica, no Centro Oeste mineiro, o tradicional Carnaval Itabeleza será agitado pelos tradicionais blocos da cidade: Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata, que irão fazer seus desfiles e arrastar os foliões pelas ruas do centro histórico.
Já Caeté vai realizar o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico. Sabará oferecerá ao folião um Carnaval descentralizado, tendo pontos em bairros e distritos, como no bairro Nações Unidas e em Ravena. A exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, vai apresentar ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.
Em Tiradentes, haverá o desfile de cerca de 24 blocos que contagiam o público em seu cortejo pelo centro histórico. São João del-Rei, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região.
Confira, a seguir, a relação completa de municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais:
Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas



