Minas Gerais
Governo implanta programa voltado para egressos do sistema prisional em Sete Lagoas

A Unidade de Prevenção à Criminalidade do município de Sete Lagoas inaugurou, nesta segunda-feira (30/5), mais um programa de prevenção à criminalidade. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) implantou o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) na cidade. Para marcar a data, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, e a subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, visitaram o local.

Sete Lagoas já possui atendimentos do Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa) – que tem como objetivos o fortalecimento e a consolidação de alternativas à prisão em Minas, pautando ações de responsabilização com liberdade. Agora, mais um programa será implantado na cidade, contribuindo para a redução da criminalidade e enfrentamento dos ciclos de violência.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, agradeceu ao município por receber e acolher o PrEsp, que é uma importante ferramenta para aqueles que deixam o sistema prisional. “O sujeito que praticou uma infração penal no sistema prisional sai de duas formas: ou pior ou melhor. Conheço as dificuldades do sistema prisional. A nossa missão é dar uma oportunidade para aqueles que querem oportunidades. Queremos quebrar um ciclo de criminalidade; fazer com que as pessoas se recuperem e tenham uma segunda chance. As pessoas que saem do sistema prisional saem desnorteadas. Temos que dar oportunidades e, aqui, agradeço a cidade por acolher projetos desta natureza”.
Já a subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, destacou a importância do trabalho na ressocialização dos indivíduos que estavam privados de liberdade. “No ano passado foram atendidos 4.379 egressos em todo o estado e mais de 16 mil atendimentos. São 16 unidades em funcionamento com o programa e, agora, trabalharemos para fortalecer este aqui também, ampliando a aliança com o município de Sete Lagoas”.
Em Minas Gerais, o PrEsp já é executado desde 2003 e tem como objetivo favorecer o acesso a direitos sociais, promovendo condições para a inclusão social de egressos do sistema prisional. Todas as ações se estendem também aos familiares dos egressos, e visam o fortalecimento de vínculos de apoio e de suporte social. O PrEsp também busca, a partir de casos acompanhados, capacitar profissionalmente esse público, de forma a garantir uma nova fonte de renda e uma nova visão de futuro para quem deixou a prisão.
Retomada de atividades
O Governo de Minas já retomou as atividades em quatro unidades de prevenção à criminalidade nos últimos meses. Até o próximo mês, serão sete unidades com trabalhos a pleno vapor novamente, em municípios de todo o estado. Os trabalhos desses locais tinham sido suspensos em 2020, em razão de contingenciamentos financeiros decorrentes da queda da arrecadação oriunda da pandemia da covid-19.
Vale ressaltar ainda que, também até o fim do ano, há a previsão de inauguração de quatro novas Unidades de Prevenção à Criminalidade, em Juiz de Fora, Curvelo, Barbacena e Pouso Alegre. Patos de Minas também ganhou o programa Selo Prevenção Minas em maio deste ano.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas