Minas Gerais

Governo inaugura UAI Compartilha em Engenheiro Navarro, no Norte de Minas 

Publicados

em

Seplag / Divulgação

O Governo de Minas inaugurou, na quarta-feira (1/3), no município de Engenheiro Navarro, a sexta unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a prefeitura do município, garante que mais de 90 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).  

Além de Engenheiro Navarro, a unidade irá beneficiar outros 11 municípios e distritos vizinhos: Bocaiúva, Guaraciama, Olhos D’Água, Francisco Dumont, Jequitaí, Claro dos Poções, São Norberto, Torguato Leite, Traçadal, Engenheiro Dolabela e Sumidouro. A expectativa é a de que sejam realizados aproximadamente 48 mil atendimentos por ano. 

O objetivo é facilitar a vida do cidadão, reunindo em um mesmo local diversos serviços como emissão de documentos, prova eletrônica de legislação, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros. Serão serviços das esferas municipal, estadual e federal.  

Cidadania 

Leia Também:  Fapemig lança programa de desenvolvimento tecnológico voltado para novos negócios

“Hoje, inauguramos a primeira UAI Compartilha do Norte de Minas. Eu sempre falo que as UAIs são um equipamento de cidadania. É por meio delas que as pessoas têm acesso a serviços tão importantes, como emitir uma carteira de identidade, fazer uma prova do Detran-MG, entre outros. A UAI vai permitir aos cidadãos de toda a região a terem um acesso mais facilitado a esses serviços, com mais comodidade, sempre com muita celeridade e qualidade de atendimento”, celebrou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

A secretária reafirmou, ainda, o compromisso do governador Romeu Zema em aproximar o Governo de Minas dos municípios. “É fundamental que a gente consiga trazer a UAI para mais locais do nosso estado, estando mais perto de onde estão os mineiros”. 

Prefeito de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida Silva comemorou a parceria com o Estado. “É um momento muito importante para nossa cidade. Hoje estamos comemorando os 61 anos do município com a inauguração de um grande empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Engenheiro Navarro e outras cidades vizinhas terão um serviço de qualidade, garantindo mais respeito e cidadania à população”, destacou. 

Leia Também:  Professores e especialistas selecionados para atuar no Plano de Recomposição das Aprendizagens já estão sendo capacitados

Unidades Implantadas  

Essa é a sexta unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha. Já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios e Campo Florido. Com a de Engenheiro Navarro, Minas passa a contar com 37 UAIs. Juntas, as seis novas unidades têm a previsão de realizar cerca de 450 mil atendimentos por ano.  

Além disso, a Seplag-MG possui convênios com outros 25 municípios para a implantação do programa, além de 18 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas realiza transporte de vítimas mineiras do acidente aéreo no Amazonas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA