Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo investe mais de R$ 1 mi para recuperação de escola indígena incendiada em São João das Missões 

Publicados

em

Governo de Minas destinou mais de R$ 1,28 milhão para reforma, recuperação e ampliação da Escola Estadual Indígena Xukurank, unidade que passou por um incêndio, no ano passado, que destruiu grande parte da estrutura física e do acervo pedagógico. Agora, o objetivo é que a obra permita que a escola retome as atividades ainda mais forte na Aldeia de Barreiro Preto, na Reserva Xakriabá, em São João das Missões, no Norte de Minas. A previsão é que as obras em andamento na escola sejam finalizadas até o final de dezembro deste ano. 

Marcilene Maia

“Estamos trabalhando muito para transformar a realidade da educação pública estadual de Minas Gerais, com investimentos em reformas, ampliações, merendas, mais recursos para melhoria em geral de toda a rede. Estamos atentos também aos cuidados com a educação escolar indígena, às especificidades dessa importante modalidade de ensino. Esse reconhecimento e valorização se fortalece cada dia mais na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e continuará nos próximos anos”, destaca o secretário Igor de Alvarenga, que visitou as obras da unidade nessa quinta-feira (20/10).  Na oportunidade, ele também anunciou novos investimentos em obras de reformas e ampliação das escolas estaduais Bukinuk e Caatinguinha, para atendimento a outras aldeias indígenas da região.  

Leia Também:  Governo de Minas lança campanha de vacinação contra a febre aftosa

Valorização da cultura indígena, por meio do reconhecimento à educação escolar indígena, é um dos objetivos da SEE/MG. A modalidade de ensino preserva os saberes tradicionais. “A escola Xukurank guarda um pouco de cada um de nós, indígenas, da nossa história, da nossa cultura, da etnia e dos saberes que ensinamos aos nossos alunos”, relata a diretora da unidade, Maria Aparecida Andrade. Ela também destacou o momento histórico para a reserva, que pela primeira vez recebeu a visita de um secretário de Educação.

A unidade Xukurank na Aldeia de Barreiro Preto atende 194 alunos da educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola também conta com anexos para atendimento nas aldeias Brejinho, Olhos D’Água e Veredinha. 

Reunião SRE Januária 

Ainda no Norte de Minas, a equipe da Secretaria de Estado de Educação se reuniu com os diretores das 134 escolas que pertencem à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária. Na oportunidade, o secretário Igor de Alvarenga ouviu os diretores para saber as demandas de cada unidade e apresentou projetos da SEE/MG já implementados, além das propostas que estão previstas para o próximo ano. A SRE Januária atende cerca de 41 mil estudantes de 19 municípios do Norte de Minas.  Acompanharam o secretário Igor de Alvarenga a subsecretária de Educação Básica, Izabella Cavalcante, a assessora da Subsecretaria de Educação Básica, Iara Viana, e a assessora do gabinete, Daniela Serafim.

Leia Também:  Fiscalização ambiental realizou 52 mil ações em 2023

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Aulas do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd) são retomadas em Minas Gerais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA