Minas Gerais
Governo lança Minas Reurb na região do Vale do Aço

Moradores do município de Periquito participam, nesta quinta-feira (24/2), de reunião de lançamento do Minas Reurb, programa de regularização fundiária urbana. O encontro é o segundo na região do Vale do Aço. A ação é desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Ipatinga.
O programa Minas Reurb visa a regularização fundiária urbana até a efetiva entrega dos títulos de propriedade aos respectivos beneficiários, por meio de escritura. Assim, o programa promove a garantia do direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana, e diversos outros benefícios para os moradores e para os municípios.
Informações
A primeira reunião, nessa quarta-feira (23/2), foi direcionada a moradores das ruas Boston, Pusco e Turim, no bairro Bethânia. Com a participação do vice-governador Paulo Brant, o encontro teve como finalidade apresentar as fases do programa e alinhar as informações com os moradores contemplados pelo Minas Reurb.
“Este é um programa muito especial, com significado muito grande para o nosso governo. Esta gestão tem como princípio a liberdade e o Minas Reurb promove liberdade e cidadania. Ele confere a liberdade de a pessoa vender a sua casa legalmente, liberdade de realizar melhorias, entre outros direitos”, destacou Brant.
No encontro, a comunidade conheceu as equipes responsáveis pelo levantamento e cadastramento de áreas. Além disso, os moradores puderam se informar com os técnicos da ARMVA e Prefeitura de Ipatinga sobre informações e documentos exigidos para a regularização fundiária e demais etapas do processo. As dúvidas foram respondidas por especialistas da ARMVA e da prefeitura.
O processo de regularização fundiária nas áreas do bairro deverá beneficiar direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas. O cadastramento dos moradores começa nesta quinta-feira, com visitas aos domicílios.
Prioridades
O subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Douglas Cabido, também presente, reiterou o empenho do governo estadual em promover aos cidadãos de baixa renda a propriedade efetiva dos seus respectivos terrenos.
Já o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, afirmou que a regularização fundiária nos aglomerados do bairro Bethânia foi um grande avanço e conta com a colaboração da população na execução do processo. “Hoje, só é possível anunciar a regularização dos imóveis das ruas Boston, Pusco e Turim por que o Governo de Minas e a Prefeitura de Ipatinga enxergaram a demanda como prioridade. Aqui, estamos dando as primeiras orientações para a execução do Minas Reurb”, ressaltou.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, frisou a complexidade do trabalho e a necessidade da regularização dos imóveis. “Este é um trabalho árduo, tem todo um processo burocrático e um pouco moroso. Mas, a partir da concretização do programa, estamos levando a segurança jurídica para os proprietários dos imóveis e também para os seus herdeiros”, detalhou Gustavo.
Próximas reuniões
Após o feriado de carnaval, serão realizadas reuniões em Santana do Paraíso (bairro Industrial e distrito de Ipaba do Paraíso), e nos municípios de Braúnas, Iapu e Mesquita.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas