Minas Gerais

Governo leva candidatura do queijo minas artesanal a patrimônio imaterial da humanidade no Marrocos

Publicados

em

Crédito: Secult / Reprodução

Comitiva composta por representantes dos governos de Minas e federal, juntamente com os produtores do queijo do estado, já chegou a Marrocos para promover os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal. A promoção deste bem cultural integra a programação da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat.

O trabalho faz parte do movimento iniciado pelo Governo de Minas e Governo Federal para candidatar os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à lista Representativa do Patrimônio da Humanidade. A inscrição, que será oficializada pelo Insitituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) a partir da documentação apresentada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), deverá ocorrer ainda em dezembro deste ano.

Secretária adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa reforça a importância desse momento. “É uma honra estarmos aqui no Marrocos, na 17ª Reunião de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco. Viemos para representar os modos de fazer o queijo minas artesanal com o intuito de promover esse nosso importante patrimônio imaterial. É muito necessário que juntos possamos fortalecer nossa cultura, nossa arte e também os saberes tão importantes para Minas Gerais”, afirma.

Leia Também:  DER-MG acompanha aferição de balanças de pesagem na MG-439, no Centro-Oeste do estado

No primeiro compromisso da semana na capital marroquina, a comitiva de Minas Gerais realizou uma visita à Embaixada do Brasil em Marrocos. Em seguida, a equipe participou da abertura do evento e apresentou aos visitantes os queijos e as delícias feitas a partir desse ícone da cozinha mineira.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), um dos parceiros que participa da missão, montou exposição imersiva que conta as histórias, o modo de vida e a produção dos queijos artesanais no estado, e ainda levou para o Marrocos a chef Bruna Martins para preparar degustações de iguarias representativas da culinária de Minas Gerais.

A programação se estende até o sábado (3/12) com palestras, visitas técnicas e reuniões entre autoridades internacionais e o grupo envolvido na candidatura.
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sistema de Transporte Metropolitano terá quadro de horários diferenciado nesta quinta-feira (24/11)
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA