Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo participa da entrega de 90 kits de apicultura no Sul de Minas

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou da entrega de 90 kits de apicultura, realizada na quarta-feira (25/1), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. A ação visa o incremento da produtividade apícola estadual e a promoção da segurança alimentar.

Os conjuntos são compostos por dez colmeias completas (melgueira, ninho, tampa, fundo e quadros), dez suportes, um fumigador, dois macacões, dois pares de botas de PVC, dois pares de luvas, um formão, um garfo desoperculador, uma carretilha e dez quilos de cera de abelha. Foram beneficiados, com um kit cada, 90 agricultores familiares, de 32 municípios das regiões Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.

Os recursos para a compra dos equipamentos são provenientes de emenda parlamentar, no valor de mais de R$ 489 mil, além de contrapartida do Governo do Estado, via Programa de Apoio às Cadeias Produtivas, de aproximadamente R$ 10 mil.
Os investimentos foram formalizados, ainda, por convênio firmado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Leia Também:  Minas é líder em municípios integrados à fiscalização de produtos de origem animal

Incentivo à produção

De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Peres Demicheli, o objetivo do Programa de Apoio às Cadeias Produtivas é o aumento da eficiência da produção agropecuária mineira, por meio do uso de novas tecnologias. Os resultados esperados são o desenvolvimento e o fortalecimento da economia no campo.

“Alimentação, manejo e material genético, em toda produção agropecuária, são os pilares para uma boa produtividade. Por isso, é muito importante entregar esses equipamentos e, também, a capacitação dos produtores pela Emater, a nossa assistência técnica que acompanha de perto quem produz, constantemente”, afirmou Demicheli.  

Para o apicultor Artus Nicolau da Silva, de Cabo Verde, no Sudoeste de Minas, o recebimento do kit é mais um incentivo para se dedicar à atividade. O empreendimento familiar do produtor rural está em fase de expansão do apiário, que atualmente conta com dez colônias.

“A gente começou a atuar com apicultura há cinco meses e vai nos ajudar muito, isso nos estimula a querer crescer. Algumas coisas são caras para você que está começando. Estamos trabalhando eu, meu cunhado e meu primo. Por mais que a gente junte os recursos, ainda acaba ficando um pouco difícil adquirir alguns materiais”, explicou Silva.

Leia Também:  Semana reforça importância do enfrentamento à violência obstétrica

Apicultura em Minas

A apicultura está presente em todas as regiões de Minas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atende a cerca de 11,7 mil produtores na atividade, em 401 municípios mineiros. Em 2022, a cadeia apícola gerou mais de 47 mil empregos diretos e indiretos no estado, conforme estimativas da empresa pública.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  MG App facilita registro de nascimento em Minas Gerais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA