Minas Gerais
Governo seleciona parceiros para o Jemg, edições 2023 a 2025
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, torna público processo de seleção pública de entidade sem fins lucrativos, qualificada ou que pretenda qualificar-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) do Estado de Minas Gerais, para celebrar termo de parceria cujo objeto é o apoio à realização dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e o fomento ao desporto e paradesporto educacional.
O extrato do Edital Sedese/SEE nº 01/2022 para execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2023 a 2025 foi publicado no Diário Oficial do Estado, no sábado (24/12).
Entidades sem fins lucrativos interessadas terão entre os dias 9/1/2023 a 13/1/2023 para elaboração da proposta e entrega dos documentos. Antes, em 4/1/2023 será realizada sessão de esclarecimentos com os interessados em participar da seleção para esclarecer sobre o edital.
A previsão para celebração do termo de parceria, realizado após a seleção pública, é em 31/3/2023. Na data, será conhecida a nova entidade sem fins lucrativos habilitada para execução dos Jogos Escolares de Minas Gerais em parceria com a Sedese e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
A promoção dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) é da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, contando com a interveniência da SEE, e valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes atletas de Minas, de forma educativa e democrática. O Jemg é reconhecido como maior evento esportivo-escolar do país.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.