Minas Gerais
Hemominas faz apelo para que pessoas doem sangue antes de viajar neste feriado
Com a proximidade de feriados, o comparecimento de doadores às unidades da Fundação Hemominas diminui, o que se reflete na baixa dos estoques de sangue em toda a rede. Por essa razão, a Fundação Hemominas faz um apelo para que a população, antes do feriado e de viajar, compareça aos hemocentros para fazer a doação.
“A Hemominas está com o estoque em nível crítico para o tipo sanguíneo O negativo, que está 51% abaixo do ideal. Chamamos a atenção também para o tipo O positivo, em nível de alerta – 20% abaixo do ideal”, alerta a assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.
Para receber os doadores voluntários, as unidades da Hemominas estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (14/4) e estarão fechadas na sexta-feira. No sábado (16/4), haverá atendimentos nas seguintes unidades: Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitscheck e Hemocentro de Juiz de Fora funcionam das 7h às 12h. O Hemocentro de Uberaba atende das 7h às 11h.
- Confira a programação das unidades neste link.
Para saber o endereço e horário de funcionamento de todas as unidades, acesse www.hemominas.mg.gov.br. Agende sua doação o quanto antes, diretamente no site ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.
Parcerias em favor da vida
Iniciativas espontâneas de diversos setores e instituições contribuem para que a solidariedade em forma de doação se espalhe e permita à Fundação Hemominas atender com segurança às demandas diárias por sangue advindas de hospitais, estabelecimentos de saúde e dos próprios pacientes assistidos em suas unidades.
A mais recente é a campanha anual de incentivo à doação de sangue proposta pelo Shopping Estação BH, em Venda Nova, para estimular os doadores a comparecerem à Unidade de Coleta da Fundação Hemominas que funciona naquele espaço. Para tanto, desde 1º de abril, o Shopping Estação BH está liberando estacionamento grátis para todos os candidatos à doação que lá comparecerem, e um “Dia D” totalmente dedicado à conscientização.
De acordo com a gerente de marketing do Shopping Estação BH, Letícia Pinho, a liberação do estacionamento será concedida a todos os candidatos que apresentarem o comprovante de comparecimento emitido pela Hemominas. “Basta levar esse documento até o nosso SAC e pegar a cortesia do estacionamento, que será válida por até três horas”, explica.
Já o “Dia D”, que vai acontecer sempre na primeira quarta-feira de cada mês, será dedicado à conscientização, com ampla divulgação nos canais do shopping, e um trabalho especial nas datas mais importantes no calendário do doador. Este ano, a ação está prevista nos dias 6/4, 4/5, 14/6, 6/7, 3/8, 7/9, 5/10, 2/11 e 7/12.
“Em junho, por exemplo, teremos o Dia Mundial do Doador de Sangue, em novembro será a vez do Dia Nacional do Doador de Sangue, mas independentemente dessas celebrações, sempre é tempo de incentivar um gesto tão bonito e necessário”, declara.
A Hemominas do Shopping Estação BH está localizada no 4º piso, atrás dos cinemas, com acesso pelo elevador de serviço 3, próximo à entrada principal da Avenida Cristiano Machado. O horário de funcionamento para as doações é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h30.
“O acesso dos doadores à unidade de coleta antes das 10h requer agendamento prévio, e a entrada não será liberada se os doadores não estiverem na lista de agendamentos do dia”, alerta Letícia.
Para doar sangue
– Conheça as condições e restrições para doação de sangue.
Entre os critérios básicos, destacam-se:
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Ter entre 16 e 69 anos, lembrando que jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando uma autorização que está disponível no site;
- A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
- A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, tomar café normalmente; se à tarde, aguardar 3 horas após o almoço, evitando comidas gordurosas;
- Se faz uso de algum medicamento ou fez algum procedimento de saúde recente, consultar as demais condições no site ou contatar a Hemominas para saber se há algum impedimento;
- Estar bem descansado no momento da doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.