Minas Gerais
Hemominas inaugura mais uma unidade de doação de sangue em Minas Gerais

Doadores de sangue de Itabira, na região Central de Minas Gerais, agora contam com um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), o 13º inaugurado pela Fundação Hemominas no estado. A solenidade foi realizada nessa quarta-feira (15/5).
Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a criação do Pace é fundamental para ampliar os estoques de sangue da rede, além de trazer mais conforto e segurança aos doadores da cidade que, agora, não terão mais de se deslocar a Belo Horizonte.
“Doar sangue é doar um pedacinho da gente, um ato de amor que alcança alguém que nem se conhece. Com este Pace, esperamos que se ampliem muito as doações na cidade e região e que ela se torne uma grande fornecedora de sangue e hemoderivados para toda a população mineira”, disse.
“Antes, só era possível pensar na ampliação de nossos serviços a partir de uma unidade completa, que exigia processos mais complexos, com processamento do sangue, realização de testes, etc. À medida que fomos evoluindo, posso dizer que praticamos uma hemoterapia de primeiro mundo, certificados pela Associação Americana de Bancos de Sangue e, assim, temos agora a possibilidade de contarmos com os Paces, para que o doador não precise se deslocar em caravanas para chegar às unidades, em geral, distantes”, ressaltou a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.
Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o Pace é uma grande conquista para a comunidade. “Itabira é um orbe dedicado à doação de sangue, levando caravanas à capital. Este Pace trouxe outros benefícios, como a geração de 20 empregos, uma equipe de profissionais que, com certeza, vai honrar o exemplo de desprendimento representado pelo doutor José Pinto, que nomeia nosso posto, ressaltou.
A unidade está localizada no Hospital Municipal Carlos Chagas, que fica na Rua Chácara Fernando Jardim, número 555, no bairro Campestre. O Pace Dr. José Pinto deve funcionar às quintas-feiras, a partir de 6/6, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo Pace está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços