Minas Gerais
Hemominas inaugura mais uma unidade de doação de sangue em Minas Gerais
Doadores de sangue de Itabira, na região Central de Minas Gerais, agora contam com um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), o 13º inaugurado pela Fundação Hemominas no estado. A solenidade foi realizada nessa quarta-feira (15/5).
Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a criação do Pace é fundamental para ampliar os estoques de sangue da rede, além de trazer mais conforto e segurança aos doadores da cidade que, agora, não terão mais de se deslocar a Belo Horizonte.
“Doar sangue é doar um pedacinho da gente, um ato de amor que alcança alguém que nem se conhece. Com este Pace, esperamos que se ampliem muito as doações na cidade e região e que ela se torne uma grande fornecedora de sangue e hemoderivados para toda a população mineira”, disse.
“Antes, só era possível pensar na ampliação de nossos serviços a partir de uma unidade completa, que exigia processos mais complexos, com processamento do sangue, realização de testes, etc. À medida que fomos evoluindo, posso dizer que praticamos uma hemoterapia de primeiro mundo, certificados pela Associação Americana de Bancos de Sangue e, assim, temos agora a possibilidade de contarmos com os Paces, para que o doador não precise se deslocar em caravanas para chegar às unidades, em geral, distantes”, ressaltou a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi.
Para o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o Pace é uma grande conquista para a comunidade. “Itabira é um orbe dedicado à doação de sangue, levando caravanas à capital. Este Pace trouxe outros benefícios, como a geração de 20 empregos, uma equipe de profissionais que, com certeza, vai honrar o exemplo de desprendimento representado pelo doutor José Pinto, que nomeia nosso posto, ressaltou.
A unidade está localizada no Hospital Municipal Carlos Chagas, que fica na Rua Chácara Fernando Jardim, número 555, no bairro Campestre. O Pace Dr. José Pinto deve funcionar às quintas-feiras, a partir de 6/6, atendendo até 60 candidatos à doação em cada dia de funcionamento. O novo Pace está vinculado ao Hemocentro de Belo Horizonte.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.