Minas Gerais

Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Pará de Minas

Publicados

em

Adair Gomez

A Fundação Hemominas inaugurou nesta terça-feira (21/6) o nono Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do estado. Desta vez, a beneficiada foi a população de Pará de Minas, na região Central do estado, que, a partir de 24/6, não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para realizar a doação de sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores que, em Minas Gerais, chega a 1,8% da população.

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, fez um cumprimento a todos os doadores voluntários de sangue que, com seu gesto solidário, asseguram à instituição a permanência e condições essenciais aos cuidados com pacientes. “A unidade veio até Pará de Minas por causa de vocês, doadores”, afirmou. Cioffi agradeceu também o empenho e participação das autoridades locais e demais envolvidos para que o Pace se concretizasse. “Vocês, doadores de sangue, serão recebidos de braços abertos por todos nós”.

Na mesma linha, o secretário adjunto de Saúde, André Luiz dos Anjos, complementou: “Esse é o nosso papel: servir a população de Minas Gerais. E nos colocamos à disposição de todos os cidadãos”, disse.

Leia Também:  Servidores de Minas inativos e pensionistas especiais nascidos em maio devem providenciar o recadastramento obrigatório

Também participaram do evento o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Paulo Francisdale, o secretário municipal de Saúde, Wagner Silveira, o superintendente regional de Saúde, Júlio Barata, o representante do Grupo Mais, Carlos Barroca, entre outras autoridades e convidados.

Posto avançado

O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e está vinculado ao Hemonúcleo de Divinópolis, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue.

Localizado na Rua Doutor Aloísio Procópio Lobato Menezes, número 300, no bairro Senador Valadares (sede do Ambulatório Médico de Especialidades), o Posto Avançado tem capacidade para atender 50 candidatos à doação por dia. Vai funcionar uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, das 8h às 12h, para atendimento aos candidatos à doação de sangue. A previsão é que as coletas tenham início na sexta-feira (24/6).

Esta unidade vai fortalecer a oferta de sangue e hemocomponentes em toda a região Central de Minas Gerais, tanto na ampliação do número de coletas, quanto na segurança e melhoria das condições oferecidas aos doadores voluntários.

Leia Também:  "Se Liga na Educação" completa quatro anos e se consolida como importante ferramenta de aprendizagem

A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o Pace é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados, no máximo, a 150 quilômetros da unidade da Hemominas de referência e que tenha uma estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.

Abrangência

A Fundação Hemominas é responsável por cerca de 95% das transfusões de sangue em todo o estado de Minas Gerais.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Minas Gerais recebe 336.514 mil doses de vacinas contra a covid-19
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA