Minas Gerais
Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Pará de Minas
A Fundação Hemominas inaugurou nesta terça-feira (21/6) o nono Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do estado. Desta vez, a beneficiada foi a população de Pará de Minas, na região Central do estado, que, a partir de 24/6, não vai mais precisar se deslocar para outros municípios para realizar a doação de sangue. Com isso, a Hemominas espera ampliar a porcentagem de doadores que, em Minas Gerais, chega a 1,8% da população.
A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, fez um cumprimento a todos os doadores voluntários de sangue que, com seu gesto solidário, asseguram à instituição a permanência e condições essenciais aos cuidados com pacientes. “A unidade veio até Pará de Minas por causa de vocês, doadores”, afirmou. Cioffi agradeceu também o empenho e participação das autoridades locais e demais envolvidos para que o Pace se concretizasse. “Vocês, doadores de sangue, serão recebidos de braços abertos por todos nós”.
Na mesma linha, o secretário adjunto de Saúde, André Luiz dos Anjos, complementou: “Esse é o nosso papel: servir a população de Minas Gerais. E nos colocamos à disposição de todos os cidadãos”, disse.
Também participaram do evento o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Paulo Francisdale, o secretário municipal de Saúde, Wagner Silveira, o superintendente regional de Saúde, Júlio Barata, o representante do Grupo Mais, Carlos Barroca, entre outras autoridades e convidados.
Posto avançado
O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e está vinculado ao Hemonúcleo de Divinópolis, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue.
Localizado na Rua Doutor Aloísio Procópio Lobato Menezes, número 300, no bairro Senador Valadares (sede do Ambulatório Médico de Especialidades), o Posto Avançado tem capacidade para atender 50 candidatos à doação por dia. Vai funcionar uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, das 8h às 12h, para atendimento aos candidatos à doação de sangue. A previsão é que as coletas tenham início na sexta-feira (24/6).
Esta unidade vai fortalecer a oferta de sangue e hemocomponentes em toda a região Central de Minas Gerais, tanto na ampliação do número de coletas, quanto na segurança e melhoria das condições oferecidas aos doadores voluntários.
A Fundação Hemominas é pioneira no Brasil neste tipo de modalidade de realização de coleta de sangue. Inspirado no modelo francês, o Pace é um tipo de construção prevista na legislação brasileira e pode ser implementado em municípios com mais de 50 mil habitantes, localizados, no máximo, a 150 quilômetros da unidade da Hemominas de referência e que tenha uma estrutura hospitalar que justifique a demanda por sangue.
Abrangência
A Fundação Hemominas é responsável por cerca de 95% das transfusões de sangue em todo o estado de Minas Gerais.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.