Minas Gerais

Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Viçosa

Publicados

em

Nesta quinta-feira (22/12), a Fundação Hemominas inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Viçosa, na Zona da Mata. Localizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da microrregião de Viçosa, Rua José dos Santos, 120, bairro Bom Jesus (CISMIV), o Pace é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a prefeitura municipal.

Durante a inauguração, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou o trabalho coletivo como principal instrumento para a realização do Pace.
 

Adair Gomez / Divulgação

“Esta inauguração só é possível graças a várias pessoas que se envolveram em todo o processo”. Baccheretti salientou, ainda, que a Hemominas é o melhor hemocentro do país e conta com tecnologia de ponta. Entre as inovações, distinguiu o processo de inativação de patógenos, técnica que reduz a transmissão de doenças via transfusão de sangue e que, no Brasil, apenas a fundação aplica.

Presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi apontou o quanto é importante estar cada vez mais perto das pessoas, uma vez que, quanto melhor a qualidade do serviço prestado, bem como a facilidade de acesso, maior a chance de garantir a presença frequente dos doadores. Em seguida, a presidente convidou todos os profissionais que atuarão no Pace a receberem os cumprimentos e agradecimentos, devido à importância de cada um para a eficiência dos trabalhos disponibilizados à população.

Leia Também:  Governo de Minas e Cemig anunciam incentivo de R$ 5 milhões para o Carnaval

Já o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, agradeceu a todos os envolvidos na implantação do Pace e falou sobre a importância da persistência para alcançar os objetivos. Referiu-se, ainda, à experiência de um amigo que recebeu transfusão de sangue e está saudável, graças à solidariedade dos doadores voluntários.

Também o secretário municipal de saúde, Rainério Rodrigues Fontes, agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado de Minas Gerais e da Fundação Hemominas, além da Prefeitura Municipal de Viçosa.

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o governador Romeu Zema agradeceu aos envolvidos por vídeo e destacou a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas.

Estrutura 

O Pace de Viçosa, município com mais de 70 mil habitantes, vai, a princípio, funcionar quinzenalmente, às quartas-feiras, das 7h às 11h30, a partir do dia 25/1/2023 para atendimento aos candidatos à doação de sangue. Previsão é atender 40 candidatos à doação por dia de coleta. O novo Pace está vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, também localizado na Zona da Mata mineira.

Leia Também:  Hospital Alberto Cavalcanti inaugura novo espaço de quimioterapia

O Pace tem estrutura semelhante a de uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários predefinidos, duas ou quatro vezes por mês.

A modalidade de realização de coleta é realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a prefeitura / secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Hemominas seleciona profissional pelo Transforma Minas 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA