Minas Gerais

Hemominas inaugura Posto Avançado de Coleta Externa em Viçosa

Publicados

em

Nesta quinta-feira (22/12), a Fundação Hemominas inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Viçosa, na Zona da Mata. Localizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da microrregião de Viçosa, Rua José dos Santos, 120, bairro Bom Jesus (CISMIV), o Pace é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a prefeitura municipal.

Durante a inauguração, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou o trabalho coletivo como principal instrumento para a realização do Pace.
 

Adair Gomez / Divulgação

“Esta inauguração só é possível graças a várias pessoas que se envolveram em todo o processo”. Baccheretti salientou, ainda, que a Hemominas é o melhor hemocentro do país e conta com tecnologia de ponta. Entre as inovações, distinguiu o processo de inativação de patógenos, técnica que reduz a transmissão de doenças via transfusão de sangue e que, no Brasil, apenas a fundação aplica.

Presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi apontou o quanto é importante estar cada vez mais perto das pessoas, uma vez que, quanto melhor a qualidade do serviço prestado, bem como a facilidade de acesso, maior a chance de garantir a presença frequente dos doadores. Em seguida, a presidente convidou todos os profissionais que atuarão no Pace a receberem os cumprimentos e agradecimentos, devido à importância de cada um para a eficiência dos trabalhos disponibilizados à população.

Leia Também:  TJMG inaugura primeiro fórum digital em Minas Gerais

Já o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, agradeceu a todos os envolvidos na implantação do Pace e falou sobre a importância da persistência para alcançar os objetivos. Referiu-se, ainda, à experiência de um amigo que recebeu transfusão de sangue e está saudável, graças à solidariedade dos doadores voluntários.

Também o secretário municipal de saúde, Rainério Rodrigues Fontes, agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado de Minas Gerais e da Fundação Hemominas, além da Prefeitura Municipal de Viçosa.

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o governador Romeu Zema agradeceu aos envolvidos por vídeo e destacou a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas.

Estrutura 

O Pace de Viçosa, município com mais de 70 mil habitantes, vai, a princípio, funcionar quinzenalmente, às quartas-feiras, das 7h às 11h30, a partir do dia 25/1/2023 para atendimento aos candidatos à doação de sangue. Previsão é atender 40 candidatos à doação por dia de coleta. O novo Pace está vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, também localizado na Zona da Mata mineira.

Leia Também:  Copama inaugura unidade de secagem e armazenamento em Rolim de Moura

O Pace tem estrutura semelhante a de uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários predefinidos, duas ou quatro vezes por mês.

A modalidade de realização de coleta é realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a prefeitura / secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 16 de novembro

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas Gerais inaugura tomógrafo em Sete Lagoas adquirido com repasse estadual de R$ 1,5 milhão 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA