Minas Gerais
Horta agroecológica da Fundação Caio Martins será instalada em São Francisco

No próximo dia 30/5, o Centro Educacional da Fundação Caio Martins (Fucam) em São Francisco, no Norte de Minas, receberá a implantação de uma horta comunitária agroecológica. A iniciativa é parte da capacitação “Ação Educação para o Campo”, que prevê a implantação de hortas em todos os municípios atendidos pela Fucam.
A ação é uma parceria da Fundação com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela doação dos kits de irrigação; e a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que oferece a capacitação por meio de aulas teóricas e práticas.
Em São Francisco, cinco famílias foram selecionadas e serão beneficiadas com a ação. Elas serão capacitadas para trabalhar na horta usando técnicas de produção agroecológica, que empregam fertilizantes e defensivos orgânicos produzidos a partir de materiais baratos e de fácil acesso.
A preparação do espaço que receberá a horta já começou, conta Adriana Rodrigues Pereira, coordenadora do Centro Educacional de São Francisco. “Será um marco para o Centro e para a comunidade Sanfranciscana. As hortas foram pensadas como um empreendimento, e as famílias serão responsáveis por plantar, cultivar e vender os alimentos. Todo o lucro da comercialização será destinado aos beneficiários que terão apoio da Fucam e de técnicos locais para manter a qualidade da produção”, explicou.
Segundo a coordenação, a unidade contará com uma área de 800 metros quadrados estruturada com cerca e canteiros, além de espaço preparado para receber as caixas d’água do sistema de abastecimento.
As famílias que foram selecionadas para participar preencheram os critérios que consideraram a renda e a vulnerabilidade dos cadastrados. A Fucam já possui hortas agroecológicas em Esmeraldas, na região Central do estado, e os municípios de Januária e de Juvenília, no Norte de Minas.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Tata Motors adquire o Grupo Iveco
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Guarda Civil de JF vai usar arma
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Morango do amor: doce famoso na internet ajuda a manter o preço em alta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Obras públicas paralisadas diminuem em MG
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Corrida Eu Amo Leite celebrará saúde, esporte e o valor do leite
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Valadares combate descarte irregular
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Ao lado de Alckmin, Pacheco participa de evento em homenagem ao ex&vice&presidente José Alencar