Minas Gerais
Hospital da Unimontes inicia residências médicas e multiprofissional
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início, nesta quinta-feira (3/3), aos Programas de Residências Médicas e de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Juntos, os programas oferecem 76 vagas.
Para as residências médicas, o HUCF/Unimontes reúne 34 profissionais em nove áreas: otorrinolaringologia, pediatria, cirurgia geral, ginecologia, clínica médica, anestesiologia, psiquiatria, geriatria e ortopedia – em Montes Claros e Salinas. Já a residência multiprofissional, com 52 vagas preenchidas, contempla as áreas de enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia e enfermagem obstétrica em Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.
Ana Clara Fernandes Marques, que está no segundo ano no Programa de Residência em Clínica Médica, ressalta a experiência diferenciada em toda vida acadêmica. “Formei-me pela Unimontes, e escolhi fazer a residência médica no HUCF. Para mim, o Hospital Universitário tem um sentimento de lar, uma segunda casa. Cada obstáculo vencido será importante para a formação de todos nós. Aqui, aprendemos a vencer e a nos adaptar às realidades vividas e vivenciadas em um hospital público”, afirma a representante dos residentes.
A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella de Menezes, reforça a instituição como o único hospital 100% público, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros.
“O nosso desejo é de sempre prestar uma residência segura e de qualidade aos profissionais de saúde. A Unimontes é sinônimo de aprendizado, de qualidade no ensino e na assistência humanizada aos usuários do SUS. Somos o hospital da Unimontes, e como tal, vamos muito além ao ensino, assistindo a toda a região macronorte do estado. A gente acredita que as trocas de experiência são sempre ricas, e são justamente os estudantes e residentes que dão a cara à nossa Unimontes. Aqui ensinamos, mas também aprendemos com vocês”, afirma a superintendente.
Parceiros e representantes também falaram sobre o começo das atividades e sua importância. Confira os depoimentos em www.unimontes.br.
Avanços
Em 2022, completam-se 30 anos de implantação das atividades para residentes na Unimontes. Em mensagem aos alunos, o reitor Antonio Alvimar Souza adiantou que, para este ano, está nos planos, com apoio do Governo do Estado, a reforma completa do pronto-socorro. Melhorar as condições de trabalho dos servidores é outra prioridade.
“Sabemos das dificuldades que a população enfrenta para ter acesso à assistência gratuita e de qualidade. E o HUCF, em todos os momentos, tenta oferecer à população um serviço de qualidade, que atende a quase 1,3 milhão de pessoas na região. Para dar conta desta amplitude, penso que precisamos do maior compromisso de todos com a solidariedade. Temos um papel importante na região e precisamos caminhar nas mais diversas frentes”, disse.
Vagas
As vagas para o Programa de Residência Médica contemplaram Montes Claros da seguinte forma: anestesiologia (1), cirurgia geral (5), clínica médica (5), geriatria (2), ginecologia e obstetrícia (4), medicina de família e comunidade (8), ortopedia e traumatologia (2), otorrinolaringologia (1), pediatria (5) e psiquiatria (2).
Em Salinas, a Residência em Medicina de Família e Comunidade conta com três vagas. Já as vagas do Programa de Residência Multiprofissional são para as áreas de enfermagem, farmácia, odontologia, psicologia e serviço social nos municípios de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.