Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Hospital da Unimontes lança campanha contra Vírus Sincicial Respiratório 

Publicados

em

A incidência das doenças sazonais oportunistas costuma aumentar a partir deste mês. Entre as infecções mais comuns nesta época do ano estão: pneumonia, bronquiolite e traqueobronquite. Elas são causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros e/ou portadores de comorbidades de risco (como doenças cardíacas e pulmonares) até os dois anos de idade. 

Wesley Gonçalves / Ascom HUCF

Objetivando a prevenção contra o VSR, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou a campanha de vacinação da Palivizumabe, voltada para crianças de até dois anos de idade.  A campanha começou na sexta-feira (10/2) e prossegue até o mês de julho. 

A Palivizumabe é uma imunoglobulina – um tipo de anticorpo “pronto” que induz imunização passiva específica contra o Vírus Sincicial Respiratório. O recomendável é que bebês, abaixo de 28 semanas de vida, crianças com cardiopatia congênita, doença pulmonar crônica da prematuridade e outras comorbidades, necessariamente, venham tomar as cinco doses do medicamento. 

As doses da imunoglobulina estão sendo aplicadas toda sexta-feira, no sétimo andar do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), vinculado ao Hospital Universitário. 

Para receberem a dose da vacina Palivizumabe no Hospital Universitário da Unimontes é necessário que os pais ou responsáveis peguem o formulário com o médico em um posto de saúde da atenção básica, onde as crianças são assistidas e agendem junto à Secretaria Municipal de Saúde o atendimento, que é feito em parceria com o Caetan. 

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 18 de maio

A médica responsável pela campanha de vacinação da Palivizumabe no Caetan, a cardiopediatra Patrícia Lopes Moraes explica que as infecções respiratórias agudas no primeiro ano de vida, podem ser responsáveis por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade. 

O Vírus Sincicial Respiratório é responsável por mais de 50% das infecções respiratórias em bebês com até 1 ano de idade e por mais de 65% das internações em bebês prematuros.  

“É extremamente importante que os pais ou responsáveis não deixem de trazer a criança para a vacinação. Se a criança por alguma razão ou motivo alheio deixar de tomar uma das doses da Palivizumabe, ela ficará desprotegida.  

O Vírus Sincicial Respiratório circula com mais sazonalidade nesta época do ano e tem maior probabilidade de quem não se vacinar ou vacinar de forma incompleta pegar as infecções oportunistas. Durante o período da campanha, de fevereiro a julho, as crianças devem tomar cinco doses da vacina, uma dose mensal”, ressalta a cardiopediatra do Hospital da Unimontes.   

Além de aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo VSR, o medicamento é recomendado para lactentes que tenham indicação médica. 

Leia Também:  Palmeiras faz virada histórica na altitude contra Independiente Del Valle

Patrícia Lopes também ressalta que “o primeiro passo é o pediatra apontar a necessidade para o bebê”. 

Em 2021, a campanha do Caetan/Hospital da Unimontes assistiu 60 crianças, quantidade que foi ampliada para 78 crianças no ano passado. “Para este ano, apesar de não termos uma meta pré-estabelecida, esperamos dar assistência pelo menos na mesma quantidade do ano de 2022”, observa a pediatra Patrícia Lopes. 

Dados preocupantes 

A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as infecções respiratórias agudas são responsáveis por cerca de 40 a 60% de todos os atendimentos ambulatoriais em pediatria na América Latina. 

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde (MS) afirma que entre 40 a 60% das crianças são infectadas pelo vírus no primeiro ano de vida. Mais de 95% já foram infectadas aos dois anos de idade. 

Ainda de acordo com a Conitec, entre a maioria das crianças, a infecção evolui como um resfriado comum, no entanto, aproximadamente, 25% podem apresentar, em seu primeiro episódio, um quadro de bronquiolite ou pneumonia, inclusive necessitando de internação hospitalar por dificuldade respiratória aguda em cerca de 0,5 a 2% dos casos. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Abertas as inscrições para professores bolsistas em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) da rede estadual

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA