Minas Gerais
Hospital do Ipsemg adquire sistemas digitais para raio-x

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) recebeu, em junho, três sistemas de digitalização do tipo DR para a realização do raio-x no leito do paciente.
Com os novos equipamentos, o uso de cassetes será dispensado e os processos de trabalho da equipe assistencial fica mais simples e ágil.
A coordenadora administrativa do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HGIP, Neiva Souza, explica que com os novos sistemas, após realização dos exames no leito do paciente, o técnico em radiologia não precisa retornar ao setor do Serviço de Diagnóstico por Imagem, localizado no segundo andar, para processamento das imagens. Por meio dos painéis detectores inseridos nos equipamentos de raios-x móveis, as imagens podem ser visualizadas, analisadas e manipuladas pelos médicos à beira do leito por meio de tablets.
Para os técnicos em radiologia, Eliano Santos Alves e Débora Lopes Rodrigues, além de ser fácil de operar, os sistemas deixaram a atividade mais rápida. O coordenador médico do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Carlos Álvares da Silva Campos, afirma que a qualidade da imagem é um dos pontos mais relevantes com a aquisição. Segundo ele, a avaliação do médico fica mais precisa com este tipo de material.
O investimento nestes equipamentos proporciona benefícios assistenciais, financeiros e operacionais ao Ipsemg, podendo ser destacados ainda a redução do tempo de espera para atendimento dos pacientes; redução das repetições de exames e, consequentemente, da dose de radiação ionizante administrada aos pacientes; menor desgaste dos equipamentos de raios-x; diminuição de custos a médio prazo, ao eliminar a necessidade de substituição de cassetes, que se danificam com facilidade e possuem alto valor aquisitivo e maior segurança no processo de identificação dos exames.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas