Minas Gerais
Hospital do Ipsemg é reconhecido por segurança do paciente
O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), foi reconhecido nacionalmente como Serviço de Alta Conformidade de Adesão às Boas Práticas de Segurança do Paciente, pela Vigilância Sanitária (Visa) estadual. É o sexto ano consecutivo que o hospital se mantém no ranking, recebendo a nota de 85,71% para o ano de 2021.
Esse resultado é reflexo do compromisso das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (Nusp), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e todos os demais colaboradores do hospital. No total, 21 itens foram avaliados entre protocolos e práticas de prevenção, conformidade, monitoramento e regularidade.
“A cada ano, o processo de avaliação torna-se mais criterioso, acrescido de novas solicitações como treinamentos, indicadores, novos protocolos ou recomendações, o que aumenta nosso desafio em atingir maior percentual de conformidade e, simultaneamente, não ser excluído da lista da alta conformidade” explica a enfermeira do Nusp/HGIP, Sarah Buzato de Souza Motta.
Processo de avaliação
Na avaliação, de acordo com a conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados, a instituição é classificada em um dos seguintes grupos: alta conformidade (67 – 100%), média conformidade (34 – 66%) ou baixa conformidade (0 – 33%).
A Anvisa não divulga as notas das classificações (primeiro ao último lugar) dos hospitais. Cada hospital recebe sua nota individualmente por meio da Visa, via e-mail. A Anvisa divulga uma lista nacional somente dos nomes dos hospitais que alcançaram alta conformidade em Segurança do Paciente.
A avaliação é sempre retroativa, ou seja, a solicitação de protocolos e documentos comprobatórios das ações diz respeito às atividades desenvolvidas no ano anterior. “Dessa forma, todos buscam ficar o tempo todo atentos ao desenvolvimento das ações de segurança, orientando a equipe de saúde para o cumprimento dos protocolos de segurança de paciente e para novas necessidades de atualização desses documentos”, completa Sarah Buzato.
Nusp/ HGIP
A equipe do Nusp é composta por Márcia Cristina de Abreu Couto, enfermeira e coordenadora; Sarah Buzato de Souza Motta, enfermeira; Cristina Marques Capellini, farmacêutica; Paula Perdigão de Paula, médica; e Shirley Cristina de Faria Maciel Rosa, enfermeira; todas com especialização Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente certificadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Receber esse reconhecimento é gratificante pois simboliza a seriedade do nosso trabalho e esforço em buscar mais qualidade e segurança na assistência à saúde dos beneficiários. A cada resultado alcançado, cresce nosso desejo de atingir a meta de 100% de conformidades e acreditamos que estamos no caminho certo”, expõe Sarah Buzato.
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial