Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Hospital João XXIII abre dez leitos de UTI Pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) abrirá dez novos leitos de terapia intensiva pediátrica no Hospital João XXIII, fundamentais para suprir o aumento da procura por internações nos próximos meses. Com equipe reforçada e equipamentos modernos, o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se prepara para a sazonalidade de doenças respiratórias em crianças.

O anúncio foi feito, nesta terça-feira (26/3), pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. O Hospital João XXIII chega a 20 leitos de UTI pediátrica, além dos 16 no Hospital Infantil João Paulo II. Ao todo, serão, no período, 103 de UTI (incluindo adulto) no Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (36 pediátricos e 67 adultos).

Aumento de internações

De janeiro a março, o Hospital Infantil João Paulo II já soma mais de 14,6 mil atendimentos. Só no mês de março deste ano, foram computados quase 5 mil atendimentos, com a expectativa de fechar o mês em até 7 mil. Aproximadamente 70% desses atendimentos têm sido dedicados à assistência a pacientes com sintomas respiratórios. O número representa um aumento de 130% nos atendimentos em relação a um mês com demanda normal.

Leia Também:  Hospital deve indenizar paciente por negar cirurgia de redução mamária

“Estamos nos antecipando à sazonalidade, que tradicionalmente provoca o aumento de internações a partir de abril. Os leitos pediátricos de terapia intensiva mantêm uma média de 50% de ocupação de leitos durante o ano e já estamos com uma ocupação entre 80% e 90% atualmente”, explica o secretário de Saúde de Minas.

A equipe assistencial foi reforçada para garantir o atendimento e foram contratados cinco enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nove médicos intensivistas pediátricos e dois fisioterapeutas respiratórios para atuarem nos novos leitos. A ala está equipada com ventiladores, camas elétricas, monitores e outros equipamentos que foram adquiridos durante a renovação de todo o parque tecnológico realizado pelo Governo de Minas ao longo dos últimos anos.

Frances Campelo / Fhemig

“Os novos leitos de terapia intensiva pediátrica estão prontos para receber pacientes e serão acionados gradualmente, conforme a demanda. A previsão é de que todos estejam ativos até o final de março”, afirma Fábio Baccheretti. O hospital também receberá casos encaminhados pela Central de Regulação do município.

Reforço na escala

Leia Também:  Assessoria de Zilu Godoi esclarece internação da influenciadora em hospital: ‘Repouso’

O Hospital Infantil João Paulo II também reforçou sua equipe multidisciplinar para o atendimento atípico nessa época do ano, passando a contar com sete pediatras. Todos os consultórios do pronto atendimento estão funcionando por 24 horas.Os novos leitos antecipam o pico de incidência de casos respiratórios, proporcionando maior tranquilidade e assistência imediata aos usuários do serviço.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas fortalece o uso da linguagem simples

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA