Minas Gerais
IDE-Sisema completa seis anos contribuindo para promoção da sustentabilidade e planejamento estratégico em Minas
Criada para permitir a visualização das principais características ambientais existentes no território mineiro, a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) completa, nesta segunda-feira (26/2), seis anos desde o seu lançamento. A plataforma, de lá para cá, se consolidou como uma das mais importantes para tomadas de decisões por parte de órgãos de Estado e contabiliza avanços significativos para a gestão do território mineiro.
A IDE tem entre seus objetivos disponibilizar ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações decisivas para a regularização de empreendimentos, como os componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento, ações de fiscalização e de gestão ambiental, bem como subsídio à produção acadêmica e outros serviços ambientais em Minas.
Além disso, ao agregar em uma única plataforma uma grande quantidade de dados geoespaciais ambientais, a plataforma fornece informações que embasam diversos tipos de análises territoriais, como a definição de condicionantes para implantação de empreendimentos, avaliação de alternativas locacionais, planejamento territorial, bem como o embasamento de avaliações ambientais integradas e novos estudos na área.
“A IDE Sisema se consolidou ao longo desses anos por sua importância estratégica, enquanto provedora de dados essenciais aos atos regulatórios, planejamento e gestão ambiental no Estado de Minas Gerais” afirmou o subsecretário de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Diogo Franco.
Conteúdo e alcance
Com mais de mil camadas de dados disponíveis, a plataforma de visualizações já atraiu a atenção de usuários de aproximadamente 90 países, solidificando seu papel como referência internacional em dados socioambientais georreferenciados. No fim de 2023, por exemplo, a IDE Sisema contabilizou 2 milhões de acessos desde o seu lançamento.
Cabe ressaltar que a IDE-Sisema foi desenvolvida inteiramente dentro do Sisema e com 100% de aplicação de tecnologias abertas e gratuitas. Em 2021, a IDE-Sisema inaugurou sua versão 2.0, o que permitiu, principalmente, a melhoria da infraestrutura tecnológica da plataforma.
“Os números reforçam o alcance da IDE-Sisema, não apenas entre os analistas e gestores do Sisema, mas em toda a sociedade civil”, disse Éder Oliveira, diretor de Estratégias em Geotecnologias e Informação Geográfica.
A IDE-Sisema não apenas proporciona uma vasta gama de dados, mas também adota um modelo de gestão corporativa e compartilhada entre os órgãos do Estado. O acesso é livre e pode ser feito aqui.
Tão crucial quanto a visualização dos dados é o catálogo de metadados da IDE-Sisema. Nesse recurso, os usuários têm acesso a uma extensa gama de informações detalhadas sobre os dados disponíveis na plataforma. O catálogo de metadados pode ser acessado por meio deste link.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.