Minas Gerais

IEF lança edital para nova composição do Conselho Consultivo do Parque Fernão Dias

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para eleição do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Parque Fernão Dias, em Contagem, na RMBH. No dia 30/9, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) lançou o edital de eleição dos representantes de órgãos públicos e representantes da Sociedade Civil organizada para compor o conselho. A eleição será em 16/11 e os interessados têm até o dia 6/11 para se inscreverem.

Com duas vagas a mais para a sociedade civil, a nova composição do conselho terá formação paritária, sendo, ao todo, 20 vagas – dez de titulares e dez de suplentes. O processo eletivo será composto por três fases: divulgação e mobilização; habilitação e, a terceira e última etapa, eleição dos representantes indicados.

A entidade visa discutir e dar celeridade nas decisões envolvendo a APA Parque Fernão Dias, como implantação de melhorias nas estruturas físicas, da biodiversidade, recuperação ambiental e da malha hídrica, além de facilitar as ações de fiscalização.

Conforme destaca a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos Lins, a APA ficou fechada por cerca de dez anos e, ao assumir o local, o IEF deu posse ao conselho consultivo do parque, representado por vários segmentos da sociedade. “Uma série de trabalhos estão sendo feitos para que a unidade fique cada vez melhor. Ele foi reinaugurado em 2021 e, desde então, estamos empenhados nas melhorias, nas parcerias e, principalmente, na participação da sociedade na gestão da APA”, diz.

Leia Também:  Invest Minas atrai mais de R$ 355 mi em investimentos para Minas Gerais 

Gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas salienta que o trabalho feito pelo IEF e pela prefeitura de Contagem é para proporcionar cada vez mais qualidade de vida para a população. A eleição será realizada na sede da Unidade de Conservação ou em local definido pelo presidente da comissão do processo eletivo. A previsão para a divulgação do resultado é 25/11, no site oficial do IEF e no quadro de avisos da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Metropolitana.

Mandato

O mandato terá duração de dois anos, podendo ser renovado por mais dois, não remunerados. A representação dos órgãos públicos e da sociedade civil será paritária, considerando as peculiaridades regionais e devem contemplar os órgãos ambientais dos três níveis da federação e órgãos de áreas afins, tais como: pesquisa científica, educação, defesa nacional, cultura, turismo, paisagem, arquitetura, arqueologia, povos indígenas e assentamentos agrícolas.

Já a representação da sociedade civil deve contemplar a comunidade científica e organizações não governamentais ambientalistas, com atuação comprovada na região da Unidade de Conservação, população residente e do entorno, população tradicional, proprietários de imóveis no interior da unidade, trabalhadores e setor privado atuantes na região e representantes dos comitês de bacia hidrográfica.

Leia Também:  Governador em exercício recebe presidente da CDL-BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas

Leia o edital completo aqui

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Edital seleciona municípios para execução do Programa de Aquisição de Alimentos em Minas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas e BDMG lançam edital com R$ 400 milhões para financiar projetos de prefeituras

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA