Minas Gerais
Igam comemora Semana da Água 2022 com programação temática
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promove, até 25/3, a Semana da Água 2022. Com o tema “Juntos pelas Águas de Minas”, o evento irá compartilhar experiências e conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos a partir de diferentes olhares, além de propiciar o diálogo entre especialistas e a sociedade. Com o apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), a Semana da Água 2022 faz alusão ao tema da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água (22/3): “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”.
A programação é variada e terá participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo. O evento virtual também contará com dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão e a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Coni.
Durante toda a semana, haverá atividades como webinários com transmissão pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais, no Youtube, com temas relacionados aos recursos hídricos e às mudanças climáticas; capacitações com as temáticas: instrumentos econômicos para municípios; drenagem ácida; monitoramento hídrico; hidrogeologia aplicada à mineração; e práticas de comitês de bacia hidrográfica.
Os interessados em participar dos webinários, capacitações e cursos devem realizar inscrição prévia. Clique aqui para acessar a programação completa e realizar a inscrição.
As atividades compõem o Programa Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos – Integração de Saberes e visam fortalecer o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Minas Gerais (SEGRH-MG), por meio da execução de ações contínuas de formação e desenvolvimento para servidores, colaboradores, conselheiros de recursos hídricos e sociedade.
Haverá emissão de certificado para os seguintes eventos: webinar “Ações para a segurança hídrica em Minas Gerais”; Capacitação em instrumentos econômicos para municípios; minicurso: Drenagem ácida e monitoramento hídrico; webinar: Recursos hídricos no contexto do 6º relatório de avaliação do IPCC sobre mudanças climáticas; mesa redonda: Práticas de Educação Ambiental em Gestão e Conservação da Água; SisemaComCiência: Águas Subterrâneas; minicurso: Hidrogeologia aplicada à mineração.
A programação presencial ocorrerá no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que receberá a 12ª edição do Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO (FIA) e uma mesa redonda promovida pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais (Ciea-MG).
Serviço
Semana da Água 2022 “Juntos pelas Águas de Minas”
Data: Até 25/3
Programação híbrida: presencial e virtual
Inscrições: clique aqui
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.