Minas Gerais
Igam destaca experiência mineira na gestão das águas em participação no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) marcou presença no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro), de 19 a 24/11, em Aracaju, estado de Sergipe. Com o tema Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação, o Simpósio abrangeu a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.
O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, participou como debatedor na mesa redonda “Desafio da Gestão das águas urbanas – adaptação aos eventos críticos”, realizada na última quarta-feira (22). Marcelo apresentou as principais estratégias da gestão de recursos hídricos em Minas Gerais frente aos desafios da gestão das águas urbanas e as adaptações aos eventos críticos.
Ele destacou as principais ferramentas de suporte utilizados em Minas para tomada de decisão na gestão das bacias hidrográficas, como a sala de situação hidrometeorológica do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), que é responsável pelo monitoramento e previsão climática do Estado. Também foram destacados o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (MIRA), além dos boletins e avisos meteorológicos direcionados à população, destacando a importância da articulação com outras instituições, como a Defesa Civil.
De acordo com o diretor-geral do Igam, entre janeiro e agosto de 2023, foram emitidos cerca de 10 mil alertas de tempestades severas pelo Igam, por meio do Simge, e repassados à Defesa Civil, que alerta a população com disparos de SMS.
Para ele, a participação do Igam no Simpósio foi muito importante, considerando que a busca pelo aprimoramento contínuo é fundamental. “A experiência de estar próximo à comunidade acadêmica, professores e pesquisadores que participam do simpósio é extremamente rica. As discussões permitem avançar com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais”, ressaltou.
Além do diretor-geral, o evento contou com a participação de uma delegação de servidores do Igam, que estiveram presentes em diversas atividades durante a programação oficial do simpósio
De acordo com a organização do evento, o Simpósio aconteceu num contexto em que é preciso defender os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e a importância do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e seu aprimoramento, como base para uma Política de Estado onde a gestão das águas seja, de fato, uma prioridade e possua visibilidade institucional dentro das estratégias de governança.
A programação contou com minicursos, conferências, sessões técnicas, mesas-redondas e premiação. O evento nacional na área de recursos hídricos criou oportunidades para o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes, comerciantes de equipamentos e usuários.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem