Minas Gerais
IMA abre inscrições para curso de habilitação em emissão de certificado fitossanitário

Estão abertas inscrições para a 98ª edição do curso de habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
Após um período ministrado 100% on-line, o curso retorna de forma presencial, e será realizado na cidade de Janaúba, região Norte de Minas. O investimento é de R$ 503,69. São oferecidas 25 vagas. Engenheiros agrônomos autônomos de todo o país podem se inscrever até 27/1.
A capacitação ocorre de 14 a 16/2 e aborda orientações gerais e específicas da Instrução Normativa nº 33, de 24/8/2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os participantes serão submetidos a avalição escrita no final do curso.
Polo
Os profissionais habilitados contribuem para não colocar em risco a sanidade dos alimentos. Além disso, a certificação fitossanitária assegura um produto regularizado, conforme legislação de defesa sanitária vegetal, permitindo alcançar mercados nacionais e internacionais, sem restrições para comercialização.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), capacitou mais de 2 mil engenheiros agrônomos desde a primeira edição. O objetivo é capacitar os profissionais como responsáveis técnicos para emissão dos certificados, permitindo subsidiar o trânsito interestadual e a Certificação Fitossanitária Internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, carambola, manga, uva, tomate, maçã, cucurbitáceas e heliconiáceas.
De acordo com o fiscal do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo, o curso será realizado em Janaúba atendendo ao pedido da cadeia produtiva de frutas da região.
“Vamos treinar e habilitar mais profissionais da região com a finalidade de assegurar a sanidade vegetal da produção. Janaúba é grande produtora de frutas do estado”, destaca.
O engenheiro agrônomo comenta a importância dos trabalhos de certificação fitossanitária de origem realizados pelos profissionais autônomos.
“São as orientações e o acompanhamento da agricultura que proporcionam a seguridade fitossanitária dos vegetais. No caso de presença de pragas de grande importância econômica, as ações do IMA e da cadeia produtiva são implementadas rapidamente, reduzindo o risco de disseminação e prejuízos para a agricultura mineira”, argumenta.
Programação
A programação aborda toda a legislação atual sobre as pragas de importância econômica presentes no Brasil, bem como as culturas e a produção de mudas de Citros, banana, videira, café, maçã e cucurbitáceas, além de apresentar os sintomas das doenças, as caraterísticas das pragas, os danos causados e as orientações e procedimentos para evitar a entrada de pragas, erradicar ou reduzir a presença nas lavouras.
Entre os temas ministrados estão as normas e procedimentos da certificação fitossanitária no comércio de material vegetal; o preenchimento do CFO e CFOC; e esclarecimentos sobre Citros – Pragas Quarentenárias Presentes.
A 98ª edição do Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos é uma realização do IMA, com apoio do Mapa, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA).
Serviço
98º Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos
Data: de 14 a 16/2/2023
Local: Auditório da Abanorte – Rua São Pedro, 236 – Janaúba – MG
Carga horária: 24 horas
Número de vagas: 25 vagas
Inscrições: de 23 a 27/1/2023
Valor: R$ 503,69 – O boleto para pagamento da taxa de inscrição será enviado por e-mail. Caso o Documento de Arrecadação Estadual – DAE não seja enviado, em até dois dias úteis, entrar em contato com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal – tel:(31) 3915-8715 ou pelo e-mail: [email protected]
Encaminhar, por e-mail, junto com o comprovante de pagamento, a carteira do CREA ou documento similar.
Mais informações sobre a programação neste link.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem