Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

IMA orienta produtores sobre avicultura de pequena escala

Publicados

em

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), orienta produtores sobre a regularização da criação de galinhas poedeiras e entreposto de ovos.Com a realização do evento Dia de Campo em avicultura de pequena escala, o instituto também divulga o Programa Certifica Minas e promove a integração entre agricultores, extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA.

Em edição recente, o programa organizado pelo chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, e pelo extensionista da Emater-MG de Florestal, Wesley Luiz Fialho, contou com a colaboração dos médicos veterinários do IMA, Izabella Hergot, Maurício Pontes e Giuliana de Oliveira, que ministraram palestras e esclareceram dúvidas do público.

O Dia de Campo contou com 58 participantes no auditório da UFV/Campus Florestal, atentos às explanações dos técnicos sobre a sanidade avícola, Programa Certifica Minas e regularização de entreposto de ovos. Após as palestras, o módulo prático foi realizado no Sítio da Santinha, zona rural da localidade de Ribeirão do Ouro, em visita um empreendimento avícola em pequena escala registrado pelo Programa de Sanidade Avícola.

Leia Também:  Brigadistas concluem treinamento para combate a incêndios florestais na Grande BH

O chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, ressaltou a sinergia e troca de conhecimentos entre os participantes. “Alinhamos informações técnicas com o pequeno produtor, que é o elo mais importante da cadeia produtiva, além de trocar conhecimentos com extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA. Todos tiveram oportunidade de conhecer diversos fatores que envolvem a regularização. É possível regularizar e ter a tranquilidade de colocar um produto de qualidade na mesa dos consumidores”, analisou.

Sanidade avícola

Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, a médica veterinária do IMA, Izabella Hergot, lembrou que Minas é referência no desenvolvimento de ações de defesa sanitária voltadas para a avicultura. “As medidas de biosseguridade e o controle do trânsito de aves se tornaram as principais formas de proteção das granjas. O trabalho de vigilância sanitária nas granjas favorece o avicultor também na ponta da cadeia produtiva. As granjas precisam cumprir corretamente os quesitos socioambientais e higiênico-sanitárias exigidos. Do manejo sanitário à alimentação, as regras são claras e bem definidas”, explicou.

Leia Também:  OGE/MG registra manifestações de moradores de Uberaba e região durante a Expozebu

Na Defesa Sanitária Animal, seguindo o exemplo da avicultura industrial de grande porte, produtores de pequena escala de Minas Gerais responsáveis por granjas comerciais de postura e de corte com até mil aves alojadas se destacaram nos últimos anos por adotarem a biosseguridade nos estabelecimentos.  

“O IMA tem dado atenção especial a esses avicultores que, assim como os de grande porte da indústria, são fundamentais para o fortalecimento da avicultura mineira. E, obtendo o registro, os avicultores podem solicitar voluntariamente as auditorias da certificação”, reforçou.

O produtor pode enviar suas dúvidas sobre registro de granja, entreposto de ovos e certificação de granja caipira para o e-mail do escritório do IMA de sua região. Veja aqui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Aulas ao vivo preparam estudantes da rede estadual para simulado do Enem

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA