Minas Gerais
IMA realiza visita técnica em Santa Catarina

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou neste mês visita técnica no estado de Santa Catarina. O objetivo foi conhecer o sistema de rastreabilidade bovina que permite a identificação individual dos animais desde o nascimento até o abate, registrando todas as ocorrências relevantes ao longo da vida do animal.
Por Minas Gerais, estiveram presentes representantes do IMA, Faemg e delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais especializada em investigação e repressão a crimes rurais.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora do Núcleo de Inovação e Modernização do IMA, Mariana Brancaglion, do ponto de vista de controle de doenças, a rastreabilidade bovina permite e identificação precoce de todos os animais que tiveram contato com o que apresenta enfermidade, conferindo a execução de ações mais efetivas e ágeis no controle da disseminação dos patógenos. “Outro ponto é que dá mais transparência e controle ao manejo sanitário, permitindo a conferência de vacinas e exames de um animal, ao invés de um rebanho”, explica.
Os servidores também tiveram oportunidade de discutir sobre rastreabilidade bovina com profissionais do México, presentes na missão. Os mexicanos relataram o processo de implantação do sistema de rastreabilidade no país, mostrando gargalos enfrentados e o modelo de sistema adotado.
Já o Icasa, entidade que apoia as ações de defesa agropecuária de entidades públicas e privadas em Santa Catarina, fez uma apresentação sobre a forma como foi constituído o sistema de rastreabilidade naquele estado, e a maneira como eles trabalham.
Brancaglion informa que o IMA elabora diretrizes para uma futura implementação do modelo de rastreabilidade bovina em Minas. “A visita foi para conhecimento do sistema de rastreabilidade em Santa Catarina. Ainda temos que levantar as nossas necessidades para implantação de um sistema viável, tanto operacional quanto economicamente”, planeja.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços