Minas Gerais

Implantação de poços profundos em comunidades de Divinópolis beneficiará 640 famílias

Publicados

em


Governo de Minas deu início, nesta quinta-feira (31/3), à perfuração de poços tubulares profundos no município de Divinópolis, região Central do Estado. As obras fazem parte das ações e programas de saneamento desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pretendem ampliar a disponibilidade de água potável para os moradores das localidades de Perobas e Córrego do Paiol, beneficiando cerca de 640 famílias.

A perfuração dos poços em Divinópolis reforçará o acesso de comunidades rurais à água potável de qualidade, fortalecendo a política de abastecimento de água no estado. O trabalho de perfuração em Divinópolis teve início na comunidade de Córrego do Paiol, onde serão realizados os primeiros testes de vazão e de qualidade da água para, posteriormente, serem instalados o reservatório e redes adutoras e de distribuição que irão atender à localidade.
Divinópolis foi o 17º município mineiro a ser contemplado pelo programa, que já teve as obras iniciadas em Moeda, Ouro Branco, Diogo de Vasconcelos, Capela Nova, Ponte Nova, Bom Jesus do Amparo, Antônio Dias, São José do Goiabal, Pocrane, Braúnas, Nepomuceno, Carmo do Cajuru, Varzelândia, São João das Missões e Carbonita. A expectativa é de que até o final do ano, 44 municípios recebam a perfuração de poços tubulares profundos.
A ação tem como foco principal trazer melhoria na qualidade de vida das populações rurais e corrigir o déficit em sistemas de abastecimento de água.

Leia Também:  Governo implanta programa voltado para egressos do sistema prisional em Sete Lagoas 

Água de qualidade
O Programa de Implantação dos Sistemas de Abastecimento de Água é realizado em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por Termo de Cooperação Técnica, e prevê a perfuração de cem poços tubulares em todo estado de Minas Gerais. “A ação promovida pela Semad tem como foco principal caminhar junto às diretrizes do novo Marco Legal do Saneamento, de forma a subsidiar ações que garantam o acesso à água potável em comunidades rurais de Minas, elevando significativamente os índices de abastecimento”, frisou a superintendente de Saneamento Lilia Castro.
Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, a ação é de suma importância, pois irá fortalecer diretamente cerca de 420 locais com acesso à água potável de qualidade na comunidade rural córrego do Paiol. “É fundamental esse investimento em soluções técnicas de captação de água subterrânea para abastecimento das comunidades rurais em Minas Gerais”, disse.
O convênio entre Semad e Copasa teve início em 2020 com a assinatura de  termo de cooperação técnica entre os dois órgãos. A partir da parceria, foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, que contou com a inscrição de cerca de 400 municípios do Estado, dos quais 44 atenderam os critérios técnicos previstos no edital sendo contemplados para a perfuração de poços tubulares profundos, ação que visa reforçar o abastecimento de água em comunidades carentes dos municípios mineiros.

Leia Também:  Recadastramento anual obrigatório de inativos e pensionistas especiais de Minas Gerais também pode ser feito nas UAIs

O acompanhamento do início das atividades no município contou com a presença do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; do diretor de Abastecimento de Água e Esgoto, Kleynner Lopes; da superintendente de Saneamento Básico Lilia Castro, ambos da Semad, e do prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Obras de implantação e melhorias avançam no Contorno de Cataguases, na Zona da Mata
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA