Minas Gerais
Inclusão e direitos de pessoas com deficiência são discutidos em fórum realizado pela Sedese
A segunda-feira (6/5) foi marcada pelo Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais.
O encontro virtual, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), debateu a inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, afirmou que as políticas públicas ali discutidas “não só vão ser levadas à Conferência Nacional, mas também vão ser incorporadas nas ações do estado”.
O tema do fórum foi “Um Brasil com mais inclusão”. Para Elizabeth Jucá, só o diálogo construtivo e plural pode superar esse desafio.
“Um Brasil com mais inclusão perpassa por todas as áreas: pela saúde, pela educação, pelo esporte, pelos direitos humanos e pela infraestrutura. Nós temos que ter momentos como esse, de inclusão e de equidade”, afirma.
Ao longo das mais de 11 horas de evento, foram discutidas estratégias para a inclusão das pessoas com deficiência, garantia de acesso às políticas públicas, financiamento dessas políticas, acessibilidade e desafios de comunicação universal.
Além de analisarem propostas da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 2021, as pessoas presentes também elegeram delegados de Minas para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece em Brasília entre 14 e 17/7.
Jimi Paradesporto
Durante a reunião, a secretária Elizabeth Jucá citou, entre outras políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência promovidas pela Sedese, os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP).
A competição estimula a prática de esportes, promove o desenvolvimento do paradesporto no estado e espalha conhecimento sobre a prática esportiva para pessoas com deficiência.
As inscrições para municípios aderirem ao programa ficam abertas até 22/5, e podem ser feitas no site oficial. O evento está previsto para acontecer em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entre 31/10 e 3/11.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Frank Almada Recebe Título de Cidadão Honorário de São Roque de Minas
São Roque de Minas – O Chefe de Gabinete Frank Almada, natural de Piumnhi-MG e com vasta experiência política em Brasília e Belo Horizonte, foi nomeado Cidadão Honorário de São Roque de Minas, em (08/11) em uma cerimônia realizada pela Câmara Municipal. O título foi concedido em reconhecimento ao seu trabalho dedicado em prol da cidade e o seu compromisso com a comunidade local.
“São Roque de Minas pode sempre contar comigo. Juntos, vamos trabalhar pelo bem-estar e desenvolvimento da nossa cidade”, disse Frank, emocionado ao se tornar oficialmente um cidadão são-roquense.
Ele aproveitou para agradecer à Câmara Municipal, em especial ao vereador Rafael, pela honraria.
“Esta é uma conquista de todos nós. Vamos continuar juntos, com o apoio do Prefeito eleito Brexinha e do Vice-prefeito eleito Pepa, para construir um futuro melhor para a cidade”, completou.
-
Brasil e Mundo5 dias atrás
“Todos por Paola: Uma Corrente de Esperança para salvar sua vida !
-
Minas Gerais2 dias atrás
Empresária de Passos Relata Assalto e Recebe Orientação Policial Surpreendente: “Não Divulgue a Imagem do Suspeito, Você Pode Ser Processada!”
-
Minas Gerais5 dias atrás
Nikolas Ferreira: O dono do trono do PL em Minas em 2026.
-
Minas Gerais4 dias atrás
De baixo dos tapetes para trás das grades!
-
Minas Gerais2 dias atrás
“Ação Cinematográfica: Tiroteio e Prisões em Poços de Caldas!”
-
Minas Gerais6 dias atrás
O Governador que fez Minas trabalhar de Novo!
-
Minas Gerais4 dias atrás
Quando o brinde é uma armadilha e o perfume uma enganação
-
Minas Gerais4 dias atrás
ALPINOPOLENSE É PRESO COM MAIS DE 90 KG DE DROGAS EM MATO GROSSO DO SUL