Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Índices de doação e captação de órgãos crescem 30% e ainda podem melhorar

Publicados

em

A captação de órgãos em Minas Gerais cresceu aproximadamente 30% entre junho do ano passado e o início deste ano. Esse número revela a retomada das doações com a estabilidade dos casos da covid-19 no país, mas permanece distante do necessário para atender à demanda de transplantes no estado.

A lista de espera mineira tem quase seis mil cadastrados. As cirurgias de rim e córnea reúnem o maior número de pacientes.

GMG / Divulgação

O diretor do MG Transplantes, o cirurgião Omar Lopes Cançado, afirma que, se a captação diária de múltiplos órgãos fosse a realidade cotidiana, a exemplo do que ocorreu no domingo (26/2), quando 11 órgãos foram captados em um único dia (uma das maiores captações nos últimos anos no estado), a realidade seria diferente. Um doador pode salvar oito ou mais pessoas que aguardam por transplantes.

“É muito importante que as pessoas conversem com seus familiares e expressem sua vontade de doar os órgãos e tecidos, porque apenas a família pode decidir sobre a doação. Somente assim, podemos transformar a espera pelo transplante em esperança de uma vida melhor”, ressalta Omar Lopes Cançado.

Leia Também:  Cemig anuncia início da operação de subestação em Itinga, no Vale do Jequitinhonha

Múltipla captação em um dia

As múltiplas captações de órgãos no final de semana (26/2) envolveram cinco equipes de saúde, três aeronaves do Gabinete Militar do Governador (GMG) e ocorreram nas cidades de Barbacena e Ponte Nova. Foram coletados 11 órgãos, sendo um coração, dois fígados, dois pâncreas, quatro rins e duas córneas.

A serviço dos mineiros

O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão. Elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os cidadãos mineiros.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Soja em Mato Grosso: custo de produção cai, mas rentabilidade ainda preocupa

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA