Minas Gerais

Indústria mineira fecha 2021 com o segundo melhor desempenho do país

Publicados

em


Após amargar três anos consecutivos de queda, a indústria mineira registrou crescimento de 9,8% no ano passado, na comparação com 2020.

Foi o segundo melhor desempenho do país, ficando atrás somente de Santa Catarina (10,3%). O resultado ficou bem acima da média nacional, que foi de 3,9%.

Os segmentos que mais se destacaram foram veículos automotores, reboques e carrocerias, indústria extrativa e metalurgia. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro de 2021, o setor industrial mineiro teve uma expansão de 3,4% frente a novembro, que também foi superior ao resultado do Brasil, de 2,9%. O desempenho mensal de Minas Gerais foi puxado pela indústria extrativa.

Já em dezembro do ano passado frente ao mesmo período do ano anterior, o parque fabril do estado registrou queda de 0,3%. No entanto, a retração foi menor que a média nacional, de -5%.

Nessa base de comparação, os principais destaques foram a indústria extrativa, produtos alimentícios, veículos automotores, reboques e carrocerias e coque.

Leia Também:  Minas Gerais perderá R$ 12 bilhões de arrecadação com redução das alíquotas de ICMS

Além de Minas Gerais e Santa Catarina, Paraná (9%) e Rio Grande do Sul (8,8%), também lideraram o ranking dos maiores crescimentos em 2021.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas apresenta ao MPMG projetos prioritários para o estado  
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA