Minas Gerais

Inova Cemig.Lab seleciona startups para apresentação de propostas e desenvolvimento de soluções inovadoras

Publicados

em

As inscrições no Inova Cemig.Lab, maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional, estão abertas e seguem até o dia 28/4.

Por meio da iniciativa, as empresas enquadradas como startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela Cemig.

As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da solução.

O programa busca aproximar a companhia das startups e do ecossistema empreendedor, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.

Ciclos

No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. O objetivo é que, ao final da iniciativa, soluções aprovadas sejam comercializadas.

Para o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para que startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro participem.

“A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos uma das maiores empresas integradas de energia do país e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética”, ressaltou.

Leia Também:  Governo defende continuidade de repasses na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais 

A mesma opinião é compartilhada pelo gerente de Inovação Aberta da Cemig, Guilherme Amaral. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade muito importante para todo o ecossistema empreendedor, não apenas de Minas, como também de todo o Brasil”, destacou.

Cronograma

O Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas: candidatura, pitch on-line, bootcamp, pilotos das startups selecionadas (POCs) e o demoday.

Essas cinco etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. As inscrições terminam em 28/4 e em 16/5 está previsto o encontro para a apresentação das soluções.

As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O bootcamp será em 10/6 e contará com imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig.

Já em 15/7 ocorrerão as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. E, nos meses seguintes, com data a definir, o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as provas de conceito (POCs) possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

Leia Também:  Projeto na área da assistência social começa a ser executado em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos por rompimento da Vale

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

O Inova Cemig.Lab integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig e o PDI Aneel com o código D0662.

O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.

O edital completo da iniciativa e a ficha de cadastro, além de outras informações sobre o Inova Cemig.Lab podem ser encontrados no site: https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Veja as fotos da apresentação dos TCCs da Pós-Graduação EaD da Escola de Contas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA