Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Inscrições abertas para formação de ativadores do controle social no SUS/MG

Publicados

em


Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições nesta terça-feira (15/3) para a turma-piloto do curso Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais. Os candidatos poderão se inscrever até 6/4 por meio deste link e, para concorrer às vagas, devem atuar como conselheiras/conselheiros de saúde nos municípios do estado.

O curso, uma parceria da ESP com o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), tem como objetivo formar ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o controle social no SUS em Minas Gerais. A carga horária é de 20 horas, sendo 12 horas de concentração, organizadas em quatro encontros virtuais de três horas, na modalidade remota, por meio de plataforma de videoconferências; e 8 horas divididas em duas atividades de dispersão, que serão realizadas no próprio munícipio do aluno. 

A formação é voltada para usuários (as), gestores (as) e/ou trabalhadores(as) de saúde que estejam atuando como conselheiros(as) de saúde. Para a turma piloto foram disponibilizadas 30 vagas, limitadas a, no máximo, dois candidatos por Conselho Municipal de Saúde. Embora seja uma proposta nova, a formação é a continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP/CES-MG há vários anos, e responsável pela qualificação de centenas de pessoas. 
 

Leia Também:  Deborah Albuquerque bota corpão pra jogo e impressiona com boa forma: “Durinho!”

Início do Curso 

A homologação das inscrições com o resultado dos candidatos selecionados para a nova turma será disponibilizada no site da ESP, no dia 8/4. O início do curso será no dia 12/4, sempre às terças-feiras, no período de 15h30 às 18h30, até o dia 24/5/2022, data prevista para o último encontro. 

Os conteúdos da formação incluem: o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS); o papel da participação social; objetivos dos instrumentos de gestão do SUS e como atuar na sua análise; diagnóstico do controle social local; e discussão do papel do ativador de EPS. 

A partir da turma-piloto, ESP-MG e CES-MG avaliarão as possibilidades de nova oferta contínua para o curso. Mais informações pelo e-mail: sppgs@esp.mg.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Agência Nacional confirma capacidade da Copasa para universalização dos serviços até o fim de 2033

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA