Minas Gerais

Inscrições abertas para formação de ativadores do controle social no SUS/MG

Publicados

em


Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições nesta terça-feira (15/3) para a turma-piloto do curso Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais. Os candidatos poderão se inscrever até 6/4 por meio deste link e, para concorrer às vagas, devem atuar como conselheiras/conselheiros de saúde nos municípios do estado.

O curso, uma parceria da ESP com o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), tem como objetivo formar ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o controle social no SUS em Minas Gerais. A carga horária é de 20 horas, sendo 12 horas de concentração, organizadas em quatro encontros virtuais de três horas, na modalidade remota, por meio de plataforma de videoconferências; e 8 horas divididas em duas atividades de dispersão, que serão realizadas no próprio munícipio do aluno. 

A formação é voltada para usuários (as), gestores (as) e/ou trabalhadores(as) de saúde que estejam atuando como conselheiros(as) de saúde. Para a turma piloto foram disponibilizadas 30 vagas, limitadas a, no máximo, dois candidatos por Conselho Municipal de Saúde. Embora seja uma proposta nova, a formação é a continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP/CES-MG há vários anos, e responsável pela qualificação de centenas de pessoas. 
 

Leia Também:  Série de ações da Campanha Minas Pelos Direitos Delas marcam Dia Internacional da Mulher 

Início do Curso 

A homologação das inscrições com o resultado dos candidatos selecionados para a nova turma será disponibilizada no site da ESP, no dia 8/4. O início do curso será no dia 12/4, sempre às terças-feiras, no período de 15h30 às 18h30, até o dia 24/5/2022, data prevista para o último encontro. 

Os conteúdos da formação incluem: o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS); o papel da participação social; objetivos dos instrumentos de gestão do SUS e como atuar na sua análise; diagnóstico do controle social local; e discussão do papel do ativador de EPS. 

A partir da turma-piloto, ESP-MG e CES-MG avaliarão as possibilidades de nova oferta contínua para o curso. Mais informações pelo e-mail: [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo regulamenta Piso Mineiro de Assistência Social Fixo
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA