Minas Gerais
Inscrições prorrogadas para Mestrado em Biotecnologia da Funed
Foram prorrogadas até 15/2/2023 as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed). As turmas terão início em abril e os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever pessoalmente ou pelos Correios, no endereço especificado no edital, disponível no site.
O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia – PPGBiotec Funed, que recebeu, em setembro de 2022, o resultado da avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Essa atividade, de acordo com o órgão, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.
De acordo com a comissão avaliadora, a análise dos dados e dos indicadores mostram claramente que o PPGBiotec Funed pode se consolidar rapidamente, pois, apesar de ser novo, já demonstra um perfil tecnológico relevante na área, o que o levou a receber nota 4. “Esta nota é muito positiva para o nosso Programa, que teve início em 2019 e passou pela sua primeira avaliação, o que nos traz muita satisfação em entendermos que estamos no rumo certo”, declara a pesquisadora Sílvia Fialho, coordenadora do PPGBiotec Funed.
Os objetivos da avaliação da Capes são a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira e identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento, para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.
Os processos são conduzidos com base no reconhecimento e confiabilidade na qualidade assegurada pela análise dos pares, com critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo, que acontece de quatro em quatro anos.
Sobre o curso
O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed é gratuito e dispõe de 15 vagas para profissionais com nível superior completo, aprovados e classificados conforme especificações do edital. O curso teve início em 2019 e já está em sua quarta turma, já tendo formado 21 mestres desde sua primeira defesa de dissertação. A próxima turma terá início em março de 2023.
O curso tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados para atuação em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica.
O programa possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisas: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos. “A possibilidade de usar a estrutura da Funed, com seus diversos e bem equipados laboratórios de pesquisa e diagnósticos, e seu moderno e tecnológico parque fabril, que facilitam o desenvolvimento do projeto de pesquisa, é um diferencial para quem deseja ingressar no curso”, destaca Sílvia Fialho.
O processo seletivo será composto por três etapas: 1-deferimento das inscrições para verificar se o candidato enviou a documentação completa e que atenda a todas as condições do edital; 2- a prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; 3- análise de currículo conforme cronograma, com caráter classificatório.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o processo seletivo 2023 e o novo cronograma, com as retificações.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.