Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Instituto Estadual de Florestas apresenta ações de fomento e conservação da Serra do Espinhaço em audiência pública

Published

on

Representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF) participaram, nessa terça-feira (21/5), de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que debateu ações de fomento, promoção e conservação da Serra do Espinhaço.

A diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Marina Fernandes Dias, destacou o Plano de Ação Territorial (PAT) para conservação de espécies ameaçadas de extinção do Espinhaço Mineiro como uma das principais ações do instituto na região.

O trabalho está inserido no âmbito do projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção. O plano busca conciliar a proteção da biodiversidade e dos serviços ambientais com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais do território.

A coordenadora do PAT em Minas, Gabriela Brito, apresentou o vídeo institucional do plano, e explicou que a elaboração e implementação do PAT Espinhaço Mineiro conta com diversos atores estratégicos da sociedade civil, setor produtivo, órgãos públicos e pesquisadores.

“A construção do PAT e sua execução é feita por várias mãos, e é isso que tem possibilitado os resultados positivos que estamos alcançando, atuando conjuntamente em diversas frentes e buscando atender aos objetivos do plano”, afirma.

Leia Também:  Outubro Rosa: unidades prisionais e socioeducativas de Minas se mobilizam pela saúde da mulher
IEF / Divulgação

No evento, também foi lançado oficialmente o vídeo “Tributo ao Espinhaço Mineiro” que apresenta as belezas e as particularidades da biodiversidade desse território, sendo uma produção do PAT para alavancar as atividades de mobilização social. Veja o vídeo clicando aqui.

Também participaram da audiência, representantes da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), PUC-MG, além de organizações não governamentais.

PAT Espinhaço Mineiro

O território do PAT Espinhaço Mineiro abrange uma área com 105.251 quilômetros quadrados, perpassando os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

São alvo do PAT 24 espécies criticamente em perigo, e atualmente não contempladas por nenhum instrumento de conservação oficial, sendo 19 espécies da flora, três de peixes e duas de invertebrados.

Entretanto, os efeitos positivos das ações do plano também serão refletidos em, pelo menos, 1.787 outras espécies ameaçadas presentes no território (espécies beneficiadas).

Em Minas, o PAT é coordenado pelo IEF. Seu objetivo é aumentar a conservação dos habitats, das espécies e da sociobiodiversidade no território, com o engajamento dos diversos atores sociais. Saiba mais, clicando aqui.

Leia Também:  Executivo Estadual reforça a importância da realização do Censo Previdenciário para não suspensão do pagamento do benefício

Projeto Pró-Espécies

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, no âmbito da Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas, o projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund).

Sua implementação é feita pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e a agência executora é o WWF-Brasil.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Executivo Estadual reforça a importância da realização do Censo Previdenciário para não suspensão do pagamento do benefício

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA