Minas Gerais
Instituto Estadual de Florestas publica sexto edital com notificações do Cadastro Ambiental Rural

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicou o 3º edital de 2024 (e 6º da série) de notificação com análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas e convocação ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). O IEF iniciou a divulgação dos resultados em agosto de 2023, com a publicação do primeiro edital. O edital 03/2024 notifica ou convoca ao PRA 1.718 CARs em 151 municípios mineiros.
Os editais são publicados mensalmente para dar publicidade a toda a sociedade das análises que estão sendo realizadas, além de notificar os produtores rurais quando da análise de seu CAR ou convocá-lo para adesão ao PRA.
Dos 1.718 CARs publicados neste edital, 14 não tem qualquer pendência, dois foram encaminhados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), 1.488 têm pendências e 214 foram analisados de forma dinamizada e necessitam de aceite do produtor rural na Central do Proprietário/Possuidor. Com esse edital, estão acumuladas 11.705 análises.
“O grande diferencial deste edital é o início das publicações das análises dinamizadas. A análise dinamizada é uma modalidade automatizada, que visa acelerar o processo de análise com o uso de algoritmo que relaciona as informações prestadas pelo produtor rural com uma base de dados geográfica”, explica o coordenador do CAR pelo IEF, César Donato.
Inicialmente, foi feito um teste da análise dinamizada e selecionados alguns imóveis dentro do projeto FIP Paisagens Rurais, no Triângulo Mineiro. Foram analisados 214 CARs de imóveis rurais em cinco municípios, sendo o que contou com mais análises nessa modalidade foi Uberlândia, com 122, seguido de Prata, com 65 análises dinamizadas. Nesta situação, o produtor deve acessar a Central do Proprietário/Possuidor, verificar o resultado da análise dinamizada e aceitar ou recusar. “É importante destacar que, na análise dinamizada, o produtor tem a palavra final”, acrescenta César.
O Projeto FIP (Programa de Investimento Florestal, em português) Paisagens Rurais, é o Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado. A intenção é iniciar ações e discussões para os pequenos produtores rurais e assentamentos, com o intuito de transformar a paisagem do Cerrado e a realidade do homem do campo. Em Minas Gerais, o apoio das ações do Projeto FIP Paisagens ocorre em uma bacia hidrográfica no Triângulo Mineiro e tem o objetivo de impulsionar a regularização ambiental dos imóveis rurais assistidos pelo projeto.
Consulta
A consulta ao edital pode ser feita por produtores rurais que cadastraram suas propriedades rurais no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Com a notificação sem pendências, os produtores poderão aderir ao PRA, caso tenham passivo ambiental e se enquadrem nos requisitos de adesão ao programa, obtendo benefícios econômicos e contribuindo para a preservação ambiental.
As análises dos cadastros são realizadas pelas equipes do IEF e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e oferecem um panorama das propriedades cadastradas, o que permite às autoridades monitorar o cumprimento das leis ambientais e adotar medidas para mitigar impactos negativos.
“É importante que os produtores estejam atentos a essas divulgações. As informações estão sendo divulgadas com transparência pelo IEF, que tem equipe capacitada para dar suporte àqueles que buscam se adequar às exigências ambientais”, comenta o Coordenador do CAR, César Donato.
Clique aqui para consultar o Edital de notificação de análise de CAR e de convocação para adesão ao PRA – nº03/2024
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem