Minas Gerais

Invest Minas assina acordo de cooperação para atrair investimentos para parque industrial em Pouso Alegre

Publicados

em

A Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), o grupo empresarial XCMG, a Prefeitura de Pouso Alegre e a Comissão Municipal de Comércio de Xuzhou, na China, assinaram nesta terça-feira (20/12) uma parceria que reforça a atração de mais investimentos e empregos para a população mineira. O acordo busca fortalecer a cooperação no campo econômico e comercial e promover o desenvolvimento do Parque Industrial da XCMG Brasil, uma das maiores empresas de equipamentos para construção do mundo. A solenidade, realizada em formato virtual, também marcou os 10 anos da relação de cidades-irmãs entre Pouso Alegre e Xuzhou.

Entre as ações previstas no documento estão a identificação de áreas de interesse comuns, a troca mútua de informações e a cooperação para a atração de investimentos. A validade é de dois anos com possibilidade de renovação. 

“Já temos várias empresas chinesas que estiveram com a Invest Minas para desenvolver os seus negócios e optaram por Minas Gerais para instalar suas unidades no Brasil. Esperamos que, com essa irmandade já consolidada com a cidade de Xuzhou, somada a essa nova parceria para desenvolvimento do parque industrial da XCMG, podemos receber mais marcas no nosso território e fortalecer os laços já bem fortes entre os mineiros e o povo chinês”, declarou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Leia Também:  Minas tem mais de 12 mil vagas de emprego disponíveis nesta semana

O vice-presidente da XCMG, Yansong Wang, contou que a empresa pretende ampliar o parque industrial em Pouso Alegre para expandir a sua participação no mercado em todo o continente americano. “Queremos fazer da nossa unidade no Brasil um posto central de integração para o mercado sulamericano, onde já possuímos presença em sete países. Com a unidade de Minas Gerais, poderemos aumentar as nossas exportações para esses locais e também, futuramente, acessar o mercado norte-americano”, disse.

Cidades-irmãs

O prefeito da cidade de Xuzhou, Wang Jianfeng, propôs em seu discurso que as duas cidades continuem fortalecendo a cooperação econômica e comercial, promovendo a prosperidade comum e incentivando mais empresas a investir em Bausso. “Espera-se que as duas cidades continuem a promover intercâmbios interpessoais e culturais, consolidem a amizade tradicional, organizem e realizem atividades de intercâmbio nos campos da ciência médica, educação e cultura, e aprofundem ainda mais a cooperação entre cidades irmãs”, disse.

Já o prefeito do município mineiro, José Dimas, lembrou que, além da XCMG, outras empresas chinesas estão em processo de instalação no município, como é o caso da fábrica de eletrodomésticos Midea, sinal de frutos da irmandade entre as duas localidades.

“Esses importantes investimentos trazem consigo empregos, renda e arrecadação de impostos, elevando o nome de Pouso Alegre no cenário estadual e nacional como importante local para novos investimentos. Não temos dúvidas que isso potencializa a vinda de outras empresas para o nosso município. E a cidade tem se esforçado em melhorar a sua infraestrutura para receber novos negócios e novos moradores”, ressaltou.

Leia Também:  PCMG deflagra operação Círculo Criminoso em Patos de Minas

Parceria comercial

Há 12 anos, a China é o principal parceiro comercial de Minas Gerais. O país asiático é destino de 36% das exportações mineiras, principalmente minério de ferro, soja, carne bovina e substâncias minerais. Os chineses são os principais fornecedores de produtos para Minas, com destaque para semicondutores e equipamentos eletrônicos.

Ao todo, 137 cidades mineiras possuem contatos contínuos e relevantes para exportação de produtos para a China, e 237 realizam importações constantes de itens chineses. Justamente Pouso Alegre é o segundo município mineiro que mais importa produtos chineses.

“Estamos em um dos melhores momentos nas relações comerciais com a China. No ano de 2022, já superamos os US$ 18 bilhões em fluxo comercial, o maior volume dos últimos 10 anos.  Acreditamos que podemos aproveitar esse momento, para ampliar ainda mais os negócios entre Minas Gerais e a província de Xuzhou. Temos muitas empresas capacitadas e interessadas em ampliar seu mercado para a China”, afirmou Marcelo Faria, diretor de Promoção de Exportações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Farmácia de Minas de BH e 28 núcleos no interior atuam para ampliar acesso a medicamentos fornecidos pelo SUS
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA