Minas Gerais
Invest Minas sedia 3º encontro das Agências de Promoção de Investimento brasileiras
Gestores e técnicos de seis estados brasileiros se reuniram nesta quinta-feira (1/6), no Palácio Tiradentes, sede do Governo de Minas, para o 3º Encontro das Agências de Promoção de Investimentos (APIs).
Integrantes de agências e secretarias de desenvolvimento debateram ação internacional conjunta com foco na atração internacional de investimentos. Participaram do evento representantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.
O encontro ocorreu no âmbito do segundo ciclo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne governadores das duas regiões nos dias 2 e 3/6 para debater, entre outros assuntos, a geração de emprego e renda.
“As APIs e secretarias estaduais possuem objetivos e desafios semelhantes, principalmente na busca por investimentos internacionais. Por isso, nada melhor do que a parceria em ações que facilitem a promoção dos investimentos em todo o território nacional”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, na abertura do encontro.
Agenda conjunta
Este é o terceiro encontro de trabalho entre as APIs brasileiras em 2023. O primeiro foi realizado em janeiro, em Curitiba (PR) e o segundo, em março, na cidade de Porto Alegre (RS). As reuniões foram iniciativa conjunta da Invest Minas e da Invest Paraná.
“Esse encontro mostrou amadurecimento da estratégia conjunta de atração de investimento, inclusive com a possibilidade da realização de missão internacional conjunta com todas as agências. Também tivemos um importante ‘benchmarking’ sobre as ferramentas que as agências usam no trabalho, além da discussão sobre o formato de ajuda aos municípios em cada região”, contou o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.
O encontro também representa oportunidade para promover o compartilhamento de boas práticas em inteligência, marketing e relações institucionais entre os participantes, além de definir agenda integrada de ações, com metas e prazos a serem cumpridos pelas agências participantes.
“A pauta de promoção de atração de investimentos é muito importante para nosso governo. Nos últimos quatro anos, atraímos números recordes de investimentos para Minas Gerais, em torno de 10 vezes a média histórica do estado, gerando mais de 600 mil empregos. É uma honra sermos os anfitriões deste encontro”, ressaltou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.