Minas Gerais
Jogos do Interior têm inscrições abertas para quatro microrregionais
Os municípios das microrregionais Triângulo-Noroeste, Norte-Central, Sudoeste-Oeste, Caparaó-Vale do Aço e do Rio Doce podem se inscrever até 6/3 nos Jogos do Interior de Minas (Jimi) 2024, que serão disputados na modalidade futsal. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), responsável pela realização dos Jogos, abriu as inscrições na última segunda-feira (5/2) e criou um passo a passo para facilitar o trâmite.
O Jimi 2024 é realizado pela Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com as prefeituras municipais. As datas de inscrições das demais microrregionais serão informadas posteriormente.
Para Pedro Ogando, analista de Políticas Públicas da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento da Sedese-MG, o processo de inscrição é o início da retomada do Jimi. “Esse momento é de fundamental importância já que é através das inscrições que as competições podem existir, criando chaveamento e o início do processo de integração e competição do Jimi-Futsal”, afirma, destacando que os jogos tendem a ser fortalecidos nos próximos anos.
“É também o início da parceria entre estado e municípios para promoção da política pública esportiva. Temos grandes expectativas pois com a participação podemos planejar e desenvolver a competição agora e para os próximos anos. O objetivo é atender cada vez mais atletas, inclusive de diferentes modalidades esportivas, além de mais municípios”, garante Pedro Ogando.
A competição
Disputado entre março e junho, o Jimi-Futsal será dividido em duas etapas: microrregional e estadual. As microrregionais serão realizadas em dois momentos distintos, com quatro sedes em cada. Primeiro, entre os dias 27/3 e 31/3, nos municípios de Araguari (Microrregional Triângulo-Noroeste), Curvelo (Microrregional Norte-Central), Pará de Minas (Microrregional Sudoeste-Oeste), e Ponte Nova (Microrregional Caparaó – Vale do Aço e do Rio Doce).
A microrregional continuará entre os dias 1/5 e 5/5, em sedes que ainda serão definidas no mês de março. Já a etapa estadual ocorrerá entre os dias 29/5 e 2/6, em sede única, que será escolhida em abril.
Podem participar da competição atletas, federados ou não, exclusivamente nascidos ou com domicílio eleitoral em Minas Gerais, com idade a partir de 16 anos, tanto para masculino quanto feminino.
Para se inscreverem, os municípios podem acessar pelo seguinte link.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.