Minas Gerais

Jornal Minas Gerais completa 130 anos e Governo de Minas disponibiliza consulta ao acervo

Publicados

em


Registro da primeira edição do Jornal Minas Gerais (Segov / Divulgação)

O Jornal Minas Gerais comemora, em 2022, 130 anos da primeira edição, publicada em 21 de abril de 1892 e impressa na antiga capital do estado, Ouro Preto.

A data foi escolhida em homenagem ao centenário da morte de Tiradentes e, em 2022, também será o dia em que o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Imprensa Oficial, órgão da Secretaria de Governo (Segov), vai disponibilizar, para consulta, aproximadamente 50 anos da publicação, conhecida historicamente como Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

No site oficial (www.jornalminasgerais.mg.gov.br), a consulta estará disponível em dois blocos: o primeiro, com o histórico desde a primeira publicação até o ano de 1943. O segundo vai reunir todas as edições veiculadas durante o ano de 2010 e, gradativamente, reunirá o conteúdo de 2009 a 1944, para que todo o acervo esteja a serviço da população.  Desde 2019, ano em que o Jornal Minas Gerais passou a ser 100% eletrônico, é possível acessar os dados publicados de 2011 em diante.

O projeto de disponibilização do acervo do Jornal Minas Gerais na internet tem o intuito de facilitar o acesso às publicações oficiais, assim como de preservar o conteúdo existente.

O governador Romeu Zema comemora esta nova fase do periódico. “Como mineiro, tenho muito orgulho do Diário Oficial, que teve nomes importantíssimos em seu quadro de colaboradores, como Juscelino Kubitschek e Carlos Drummond de Andrade. É um veículo que conta a história do nosso estado e deve ser conhecido por todos. A disponibilização do acervo digital é um marco histórico, pois reforça o acesso à informação, a transparência com o qual esta gestão se compromete”.

Leia Também:  Secretaria de Estado de Governo realiza atendimento a gestores municipais durante o 37º Congresso da AMM

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, afirma que a iniciativa contribui, também, para o alcance dos objetivos da política de simplificação administrativa do Governo de Minas: “É mais uma forma de representar a postura de transparência pública do Estado por meio de uma ferramenta que simboliza a história oficial de Minas Gerais”, diz.

Para o superintendente de Imprensa Oficial da Segov, Rafael Corrêa, o Jornal Minas Gerais segue desempenhando papel de grande importância.

“É uma fonte de informação segura, de credibilidade e com uma tradição que lhe são peculiares. Ele segue cumprindo sua missão, veiculando as publicações oficiais do Governo do Estado e de interesse público, todos os dias. Por toda essa trajetória, parabenizo o Diário Oficial bem como todos aqueles que fizeram e continuam fazendo parte desta história. O compromisso e responsabilidade são enormes, mas desempenhados com muita seriedade e competência por todos os envolvidos”, concluiu.

Ao longo de 2022, o www.jornalminasgerais.mg.gov.br  exibirá o selo comemorativo dos 130 anos de história e de credibilidade, como forma simbólica de reconhecer a importância do Diário Oficial do Estado para a governança e o desenvolvimento de Minas.

Leia Também:  Governo de Minas implementa Orçamento Base Zero em todos os órgãos e entidades do Estado
     
 
Acervo histórico do Jornal Minas Gerais (Imagens: Segov / Divulgação)

Histórico

O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público, em observância aos princípios constitucionais e em conformidade com artigo 1º da Lei 19.429/2011, que determina as diretrizes de publicação dos atos.

No ritmo das transformações tecnológicas, a produção do jornal evoluiu dos antigos clichês, passando pela máquina linotipo e pela impressão em off-set, e, desde março de 2019, também com o nome de Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (DOMG-e), o Jornal é completamente eletrônico, com assinatura digital que atende aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Já foram publicadas no Jornal matérias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por meio delas, foi contada parte da história do Estado, não apenas pelos registros normativos e administrativos: a publicação documentou fatos nacionais e internacionais, posses de governadores, suas respectivas biografias, eventos e acontecimentos que interferiram nos contextos político, econômico e social nos quais a sociedade mineira estava inserida.

Nomes de peso

Entre personalidades que fizeram parte do quadro de funcionários da Imprensa Oficial, que produz o jornal, estavam, além de Juscelino Kubitschek, que ainda viria a ser Presidente da República, nomes como Abílio Barreto, Murilo Rubião, Carlos Drummond de Andrade, Moacir de Andrade, Vivaldi Moreira, Cyro dos Anjos, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Chega a Minas exposição que homenageia vítimas de explosão do Porto de Beirute, no Líbano

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Governo de Minas assina concessão de rodovias do Triângulo Mineiro e Sul de Minas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA