Minas Gerais
Jovens egressos do sistema socioeducativo se formam em curso de mecânica de motos

Uma turma de sete jovens que cumpriram medidas socioeducativas comemorou a conclusão do curso de Mecânica de Motos oferecido pelo programa Se Liga. A cerimônia de formatura foi na Associação Médica de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, nessa segunda-feira (5/6), e contou com a presença de familiares, amigos, membros da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e outros convidados envolvidos na capacitação profissional.

O curso teve carga horária de 120 horas/aula e foi financiado por meio de uma emenda parlamentar. Nele, os jovens começaram o aprendizado a partir do esqueleto, o quadro, até a montagem completa do veículo. Esta realização é motivo de orgulho para o formando Robson André Alves Junior, 20 anos, que relata jamais ter imaginado a possibilidade de estudar mecânica de motos. “Quando começamos, a moto estava na carcaça. Em um mês, conseguimos montar tudo e aprender o funcionamento. Estou muito animado e acredito que vou conseguir trabalhar na área”.
No programa Se Liga, os jovens egressos de medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação de Minas Gerais recebem acompanhamento e acolhimento, para que possam acessar as redes de proteção social e os seus direitos, e consigam conquistar alternativas diferentes daquelas que os levaram ao Sistema Socioeducativo. Trata-se de um programa de livre adesão, pelo qual o adolescente pode dar continuidade às ações iniciadas e/ou apontadas pela unidade socioeducativa, assim como seguir com as novas escolhas que surgem diante da conclusão da medida socioeducativa.
Para a superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Supec, Flávia Cristina Silva Mendes, a formatura representa uma festa, um motivo de muita alegria. “A gente acredita que a partir de agora eles terão a oportunidade de construir um mecanismo de recurso financeiro e, assim, buscar novos caminhos para a vida”.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais