Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Laboratório de Inovação apresenta metodologia de Linguagem Simples do Governo de Minas no TCE-MG

Published

on

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), apresentou a metodologia e as diretrizes de Linguagem Simples implementadas pelo Governo de Minas durante o “Ouvidoria Day”, realizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e pela Rede Mineira de Ouvidorias – Rede Ouvir, na segunda-feira (18/3).

A apresentação teve como público-alvo servidores do TCE-MG, além de servidores e gestores públicos estaduais e municipais.

Na ocasião, o LAB.mg apresentou a palestra “A linguagem Simples na Gestão Pública: O direito à informação clara e compreensível”, ministrada por Rayanne Coelho, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, integrante do LAB.mg e do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil.

A palestra trouxe conceitos, diretrizes e a metodologia de Minas para a escrita e a revisão de textos em Linguagem Simples. Além disso, destacou as oportunidades de atuação das ouvidorias, que contribuem com o fortalecimento da democracia.

“A participação e o controle social só ocorrem a partir do momento em que a pessoa cidadã conhece, entende e, até mesmo questiona as ações do Estado. Para que ela possa acompanhar e fiscalizar o Poder Público, as informações disponíveis precisam ser simples e de fácil compreensão. O Estado tem o dever de promover a transparência de sua administração, e a sociedade tem o direito de acesso às ações públicas, como forma de consolidação da cidadania”, explicou Rayanne Coelho.

Leia Também:  Minas é o segundo estado do país que mais gerou empregos para jovens de 18 a 29 anos

Programação

“Controle Social, Transparência Pública e Fomento das Ouvidorias nos Entes Jurisdicionados” foi o tema central dessa edição do Ouvidoria Day.

A data tem destaque em todos os Tribunais de Contas para evidenciar a importância das ouvidorias como instrumento de controle social e democracia.

Os demais temas da programação, foram: A Ouvidoria e o fortalecimento da comunicação no aprimoramento da ética institucional; Ouvidorias: Memórias, Sonhos e Reflexões; As dores e alegrias de um ouvidor municipal; A importância da comunicação não violenta para o fortalecimento de vínculos institucionais; Comunicação e Ouvidoria: uma combinação necessária? e O “Mineirês” no Código de Conduta e Ética.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Núcleo de Assistência à Família de detentos oferece brinquedoteca para as crianças

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA