Minas Gerais
Livro digital ilustrado por alunos do Jovens Mineiros Sustentáveis é lançado
Com o tema “25 Anos da Lei das Águas de Minas”, alunos com idades entre 10 e 12 anos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), retrataram situações relacionadas ao convívio deles com a água. Ao todo, foram reunidos 342 desenhos no e-book. As ilustrações foram reunidas em um livro digital que pode ser conferido aqui.
Os desenhos, selecionados pelos professores e recebidos pela Semad, fizeram parte da Semana da Água 2024, realizada de 18 a 22/3, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Além de serem reunidos em um livro digital, também foram expostas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
As ilustrações são uma maneira divertida usada pelos alunos para se expressarem sobre assuntos ligados ao meio ambiente. “É uma metodologia pedagógica que reflete a essência do ser humano. Os desenhos não precisam de palavras. Eles, por si só, apresentam as impressões e expressões de quem ilustrou”, afirma Ricardo Cottini, gestor do programa Jovens Mineiros Sustentáveis.
Jovens Mineiros Sustentáveis
O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.
Em 2023, mais de 6 mil estudantes foram beneficiados, em 104 municípios participantes, com 182 escolas e 291 professores. Com isso, 323 turmas tiveram práticas ambientais durante todo o ano.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.