Minas Gerais
Mais de 10,8 mil detentos fazem a prova do Encceja neste ano
																								
												
												
											Em 2022, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi recordista em inscrições no Exame Nacional de Certificação de Competências para Pessoas Privadas de Liberdade e em cumprimento de medidas socioeducativas – Encceja PPL. Foram registradas 10.862 inscrições de detentos que buscam o certificado dos ensinos fundamental e médio nas unidades prisionais do Estado. Foi o maior índice alcançado desde 2011, primeiro ano de aplicação. A maior marca anterior havia sido atingida em 2017, quando foram feitas 10.256 inscrições.

As provas, realizadas em 177 unidades prisionais e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais, começaram a ser aplicadas na terça-feira (18/10) e seguem nesta quarta-feira (19/10). Aqueles que conquistarem o certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio poderão requisitar junto ao Poder Judiciário a remição de pena por estudos.
Para a diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Maristela Pessoa, o êxito nas provas do Encceja PPL possibilita a elevação da escolaridade e, consequentemente, novas oportunidades passam a fazer parte da trajetória do indivíduo. “Ações como essa ampliam a convicção de que a educação é um lugar de esperança e de transformação. É por isso que precisamos ter como missão primária a sua promoção, pois ela é fundamental para integrar as pessoas privadas de liberdade com a sociedade”, destacou.
Socioeducativo
O Encceja PPL é aplicado dentro de unidades prisionais e socioeducativas. Com isso, além dos detentos, 216 jovens em cumprimento de medida de privação de liberdade também participam do certame, nas mesmas datas, em 18 unidades administradas pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Sejusp.
Para isso, os adolescentes contaram com o apoio de aulas preparatórias e simulados, com conteúdo específico e ênfase no edital, preparados e aplicados pelos professores que atuam nas escolas das unidades, equipe técnica e auxiliares educacionais. Nesses momentos, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprimorar conhecimentos, tornando-se mais confiantes para o exame.
Ana Magalhães, que responde pela Diretoria de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Suase, conta que ampliar as possibilidades de formação educacional é fundamental para que esses jovens, com uma expressiva distorção ano letivo/idade e com uma média de um a três anos de rompimento com o espaço escolar, construam novas perspectivas de vida.
“A participação dos adolescentes e jovens no Encceja PPL é uma oportunidade de correção de fluxo. Eles poderão receber a certificação de conclusão de seus estudos, o que auxiliará, inclusive, no desenvolvimento e no crescimento profissional com a inserção em programas de aprendizagem e no mundo do trabalho, assim como um caminho para prosseguirem os estudos”, observou Ana.
Encceja PPL
A iniciativa beneficia aqueles que não concluíram o ensino regular no tempo certo e querem uma certificação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica o exame em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com adesão dos estados da federação. O responsável pedagógico de cada unidade é quem cuida da divulgação dos gabaritos aos detentos ou aos jovens em medida socioeducativa.
O participante que conseguir a nota mínima exigida, de 100 pontos nas quatro provas objetivas e 5 pontos na redação, tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Já o participante que conseguir essa nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, tem direito à declaração parcial de proficiência.
O exame ainda garante recursos de acessibilidade aos participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física e auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
Fonte: Agência Minas
																	
																															
														GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
														O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
- 
																	
										
																			COLUNA MG7 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
 - 
																	
										
																			EMOÇÕES4 dias atrásO amor que virou missão!
 - 
																	
										
																			CIDADES6 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
 - 
																	
										
																			Brasil e Mundo7 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
 - 
																	
										
																			ENTRETENIMENTO7 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais6 dias atrásA união que move o campo
 - 
																COLUNA MG7 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais7 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas
 
								


											
											
											
											
											
														
																											
														
																											
														
																											