Minas Gerais

Mais de 200 mil crianças já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19

Publicados

em


A partir desta sexta-feira (4/2), os números da imunização infantil contra covid-19 no estado serão divulgados pelo Vacinômetro, painel digital da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Três semanas após o início da aplicação de vacinas em crianças com idades entre 5 e 11 anos, tomaram a primeira dose 201.543 mineirinhos, o que equivale a 10,83% do público estimado nessa faixa etária, que é de cerca de 1,8 milhão.

O total de crianças vacinadas corresponde a 16,21% das 1.243.540 doses de Pfizer Pediátrica e CoronaVac enviadas pela SES-MG aos municípios para imunização infantil. A nova interface do Vacinômetro detalha, ainda, a cobertura vacinal pediátrica por município, microrregião, macrorregião de saúde, primeiras e segundas doses aplicadas. 

O preenchimento das informações é de responsabilidade das prefeituras e a divulgação do boletim consolidado pela SES-MG começa após um mínimo de 80% dos municípios terem repassado os dados.

As informações podem ser acessadas em coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

Transparência

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, o objetivo do novo Vacinômetro é estimular a campanha de imunização infantil. “Minas Gerais tem procurado divulgar as informações sobre doenças e o processo de vacinação com o máximo de transparência”.

Leia Também:  Investigação de crimes contra crianças e adolescentes é priorizada por nova lei

E completa: “o Vacinômetro é uma ferramenta importante porque permite que os gestores de saúde e os profissionais de comunicação tenham acesso aos dados de forma clara, rápida e prática, melhorando, assim, o trabalho de compreensão e de divulgação da pandemia para a sociedade”.

Análise

Em Minas Gerais, o monitoramento da pandemia é feito pela Sala de Situação da SES-MG. Os profissionais envolvidos procuram constantemente desenvolver ferramentas e mecanismos que permitam conhecer o cenário epidemiológico, fazendo um retrato detalhado da situação. 

“A cada nova atualização, a avaliação da pandemia vai ficando mais criteriosa. A parceria com a imprensa e com os outros entes da federação é baseada em informações de qualidade, de base científica. O Estado tem um papel central neste aspecto, porque reúne dados que permitem conhecer a situação e o enfrentamento à covid-19”, conclui o secretário.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Certifica Minas Café garante a qualidade da produção de mais de 900 cafeicultores em 2023
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA