Minas Gerais
Mais de 2,5 milhões de mineiras e mineiros ainda não completaram o esquema de vacinação contra a covid
Mais de 2,5 milhões de mineiras e mineiros ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 no estado e precisam colocar o cartão de vacinação em dia. O alerta foi feito pelo secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 realizada nesta quinta-feira (27/1) e presidida pelo governador Romeu Zema.
Conforme Baccheretti, a imunização com duas doses ou dose única, além da dose extra, confere maior proteção contra doença, diminuindo drasticamente as chances de morte e internação.
“A vacina é a principal arma de combate ao coronavírus. Por isso é tão importante que as pessoas procurem um posto para se imunizar. A vacina é segura, eficaz, e hoje temos visto que as internações, principalmente, são de quem não cumpriu todo o ciclo ou está sem nenhuma dose. Óbitos seguem a mesma lógica”, ressaltou o secretário.
O governador Romeu Zema enfatizou que o Estado está fazendo a sua parte.”Estamos chegando a quase 40 milhões de doses enviadas aos municípios mineiros. Mas é preciso que todos tenham consciência e tomem a vacina. Não acreditem em fake news. As vacinas são seguras e altamente testadas e desenvolvidas por cientistas. O maior trunfo contra a pandemia é a vacinação”, afirmou.
Crianças
O secretário também afirmou, durante a reunião do grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia, que é preciso aumentar a adesão da vacinação infantil.
“A expectativa é a de que agora em fevereiro toda criança já esteja imunizada com a primeira dose no estado, o que vai gerar uma proteção inicial para os pequenos e pequenas. Reforço que a vacina é confiável e os efeitos colaterais frente aos benefícios são infinitamente menores. Então, mães, pais ou responsáveis contamos com vocês nessa luta”, pediu o secretário.
Índices de covid-19 em MG
Números da doença em Minas apontam que a taxa de incidência disparou nos últimos quatorze dias, com aumento de 218% na média do estado, segundo consta no relatório do Comitê Extraordinário.
“Por isso é tão importante manter os cuidados, como o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações”, destacou Baccheretti.
A média móvel de casos nos últimos sete dias também registrou um crescimento vertiginoso, atingindo 22 mil confirmações em 25 de janeiro.
Minas Consciente
Apesar do aumento da incidência, o Comitê votou pela manutenção da onda verde em todas as 14 macrorregiões de saúde mineiras.
O secretário de Saúde justificou a decisão informando que não houve uma pressão generalizada sobre o sistema hospitalar por causa da doença, apesar de em algumas localidades a ocupação de leitos esteja no vermelho, como no caso de Belo Horizonte.
“Foi muito importante Minas ter mantido mais de 2 mil leitos. Assim, garantimos a continuidade da assistência aos pacientes”, informou.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.