Minas Gerais

Mais produtores serão legalizados por meio do Projeto Queijo Minas Legal

Publicados

em

Neste Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais (16/5), o produtor mineiro pode comemorar uma nova oportunidade de regularizar o seu negócio. Para isso, o Projeto Queijo Minas Legal (PQML) já realizou mais de 1,2 mil visitas técnicas a queijarias em 160 municípios do estado.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (Procon-MG/MPMG), busca alcançar o registro sanitário por estabelecimentos produtores de queijos artesanais.

Cerca de 200 queijarias são atendidas nas diversas regiões mineiras. Durante as visitas, os queijeiros recebem orientações sobre os cuidados para a obtenção do leite, o processamento e a maturação do produto.

Investimentos

O investimento do Procon-MG é de R$ 2,8 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor (FEPDC).

“Boa parte desses recursos é destinada à contratação de laboratórios que irão analisar a qualidade da água e dos queijos artesanais. Essas análises são obrigatórias para todos os produtores que buscam conquistar e manter a habilitação sanitária, sendo essencial para garantir a qualidade da matéria-prima e do alimento final”, detalha o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes.

Leia Também:  Governo quer impulsionar parcerias com consórcios intermunicipais de Saúde

Em contrapartida, o Governo de Minas investe aproximadamente R$ 1,5 milhão na realização das visitas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A Seapa dispõe ainda de equipe para execução e gestão do projeto.

O coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, destaca os objetivos do trabalho. “O Projeto Queijo Minas Legal estimula o desenvolvimento regional, sendo uma oportunidade para aqueles que querem legalizar sua produção, preservando a segurança sanitária e a saúde dos consumidores”, afirma.

Visibilidade e novos mercados

Delmar Macedo tem um sítio em Rancho Novo, distrito de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde produz queijo maturado. Ele aprendeu a fazer queijos com os pais e abriu o próprio negócio em 2019.

Por meio do PQML, o produtor recebeu as orientações do engenheiro agrônomo Sidney Lacerda, extensionista na Emater-MG, para conseguir o Selo Arte, que autoriza a venda do alimento em todo o Brasil.

Como resultado do trabalho desenvolvido até então, Delmar apresentou toda a documentação necessária para o alcance do registro sanitário e está pronto para iniciar a obra em atenção aos padrões de exigência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quarta-feira, 23 de novembro

O queijeiro acredita que o selo de qualidade vai abrir muitas portas. “Regularização para mim é sair do anonimato e mostrar o que a gente tem de melhor”, diz.

O PQML está em execução até o fim de 2024, com a possibilidade de ser prorrogado por mais um ano.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Energia limpa: Minas Gerais atinge 8 GW em energia solar fotovoltaica e garante liderança nacional 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA