Minas Gerais
Materiais produzidos por detentos vão pavimentar ruas e calçadas de Eugenópolis

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, a fábrica de blocos e bloquetes de concreto, fruto de uma parceria entre o Presídio de Eugenópolis e a prefeitura, funciona a todo vapor. Sete detentos trabalham no local, que fica em uma área do Executivo municipal. O resultado do trabalho irá agora contribuir para a melhoria da infraestrutura das áreas urbanas do município, localizado na Zona da Mata. Todas as peças produzidas serão utilizadas na urbanização e calçamento de ruas e praças da cidade.
Mil blocos e bloquetes são produzidos diariamente na fábrica, que foi inaugurada há aproximadamente dois meses. Cerca de 12 mil itens já estão prontos. Em breve, o trabalho de pavimentação das ruas terá início e também será realizado pelos próprios detentos.
Todo o maquinário e material utilizados na produção são fornecidos pela prefeitura. O treinamento dos detentos foi realizado pela empresa que montou os equipamentos e também por um dos custodiados envolvidos, que já teve uma fábrica de blocos.
O diretor da unidade prisional, Francisco Alves, ressalta a importância da ação. “Primeiramente, contribui para agregar conhecimento e aprendizado. Mas, sobretudo, para atender o fim social, a essência da ressocialização”, afirma.
Os presos que trabalham na fábrica são do regime semiaberto, com autorização de saída temporária e trabalho externo. Além disso, foram aprovados pela Comissão Técnica de Classificação do presídio, que avalia o comportamento, aptidão, situação processual, saúde, entre outras questões. Os detentos recebem remição da sentença – a cada três dias trabalhados, há o abatimento de um dia na pena.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Vinte hospitais do Norte recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
AMM realiza o maior Fórum de Educação de Minas Gerais, reunindo prefeitos, gestores e especialistas em Belo Horizonte
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Vendas de elétricos e híbridos cresce em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Sabará reabre Santa Casa para o SUS
-
Coluna Minas Gerais10 horas atrás
Antônio de Salvo é reeleito presidente do Sistema Faemg Senar